Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Relação de troca de adubo por produto melhora para agricultor

Apesar da forte queda de preços dos grãos, ainda há receita positiva

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login


Apesar da redução dos preços agrícolas, ainda há ganhos para o produtor na comercialização deste ano. Isso ocorre porque há uma melhora na relação de trocas entre insumos e produtos.


O milho destoa e tem uma relação de troca pior do que a do ano passado, devido à forte retração dos preços do cereal, provocada por aumento de produção e uma recomposição internacional dos estoques.


Internamente, os preços vão cair 25,5% em média neste ano, em relação aos de 2022. Mesmo assim, a rentabilidade dos produtores de milho ainda pode ser positiva, devido ao declínio dos preços dos fertilizantes. A avaliação é da consultoria MacroSector Consultores.


Para os analistas, os produtores precisam de 60,2 sacas de milho para a compra de uma tonelada de fertilizante. No mesmo mês do ano passado, eram 53,5 sacas. O pior momento dessa relação ocorreu em julho de 2022, quando os agricultores despendiam 67 sacas de milho por uma tonelada de adubo.


Os preços da soja deverão recuar 20,5% neste ano, em relação aos do ano passado. Mesmo assim, a remuneração dos produtores também tende a apresentar uma relativa melhora, em face da redução do preço médio dos fertilizantes, avaliam os analistas da MacroSector.

Produtor mostra fertilizante agrícola - Getty Images/ BBC News Brasil


Com base nos preços deste mês, os produtores de soja necessitam de 22,4 sacas da oleaginosa para a aquisição de uma tonelada de fertilizante. Em março, precisavam de 29 sacas.


Na avaliação da consultoria, o preço da soja deverá continuar enfraquecido nos próximos meses, devido à diminuição dos movimentos especulativos no mercado futuro e ao aumento dos estoques mundiais.

A produção mundial de soja atingirá 401 milhões de toneladas em 2023/24, acima dos 370 milhões de 22/23. Com isso, os estoques sobem para 119 milhões no próximo ano, apontam dados do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).


A relação de troca melhorou também para produtores de café e de cana. No primeiro caso, os produtores necessitam de 3,1 sacas de café para a compra de uma tonelada de adubo neste mês, abaixo das 4,6 de há um ano.


No setor de cana, a tonelada de fertilizante correspondia a 29,5 toneladas de cana em novembro do ano passado. Neste mês, está em 17,4.


Com base no volume a ser colhido e nas estimativas de preços, a MacroSector estima que as receitas agrícolas de 2024 atinjam R$ 1 trilhão. Se confirmado, esse valor superará em 5% as estimativas para este ano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.