Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu Agrofolha

Avanço de área da soja será limitado nos próximos anos

Crescimento de produção será mais por produtividade, segundo consultoria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O potencial inicial de produção de soja na safra 2023/24 era de 169 milhões de toneladas, conforme estimativa feita em setembro pela Agroconsult.

Nesta quinta-feira (18), a consultoria reduziu esse potencial para 154 milhões. São 15 milhões a menos, por ora. A queda se deve a adversidades climáticas, provocadas principalmente pelo El Niño.

A Agroconsult, como faz todo ano, está nas lavouras de soja com o Rally da Safra, uma expedição de técnicos que avaliam o potencial de produção da oleaginosa.

É um ano preocupante e que está sendo olhado com atenção por produtores, fornecedores de insumos e instituições financeiras.

Colheita de soja em fazenda de Luiziânia (GO) - Adriano Machado - 9.fev.2023/Reuters

André Pessôa, presidente da Agroconsult, diz que o clima afeta a agricultura, mas o setor está voltando para um "novo normal", que é o "velho normal" das tradicionais taxas remuneradoras.

Os anos recentes foram de margens de lucro boas e aumento de áreas de produção. Nesta safra, pela primeira vez, a expansão de área nova fica abaixo de 1 milhão de hectares.

Haverá uma mudança de ritmo da expansão, onde a busca por maior produtividade, via tecnologia, vai representar ganhos maiores do que a abertura de novas áreas.

Essa mudança de ritmo não é uma questão de clima, mas de caixa, afirma Pessôa. As margens boas dos últimos anos fizeram o produtor investir mais e aumentar o aperto no fluxo de caixa. As dívidas continuam, e a queda atual das margens afeta ainda mais esse fluxo de recursos.

O ponto mais crucial atualmente é que, além da queda de produção, o horizonte de preços não é favorável. O produtor terá menos soja para vender e a um preço bem menor do que o do recorde registrado nos anos anteriores.

Ricardo França, da área agrícola do Santander, diz que é preciso ver até onde vão esses preços. A saúde financeira do produtor vai depender muitos dessa evolução e de como ele se preparou para a safra.

Quem comprou bem os insumos vai manter rentabilidade, mas ainda é um pouco cedo para uma avaliação. França cita o exemplo do Rio Grande do Sul, onde a renda está voltando com o retorno da produção no estado, após várias safras frustradas.

Não só os preços estão instáveis, mas também a produtividade. Esta será a safra com a maior variabilidade de produção. Na mesma propriedade, o produtor vai obter rendimentos bem diferentes entre os diversos talhões, segundo André Debastiani, coordenador do Rally da Safra.

Se a demanda mundial por alimentos crescer muito, o ajuste terá de ser feito pela produtividade. Não é só ela, no entanto, que pode impor restrições ao crescimento do setor, afirma Pessôa.

Ele aponta, ainda, entraves vindos da logística, balanços da empresas, quanto cabe de novos investimentos no caixa e até das sucessões.

O DESTAQUE DE GOIÁS NO CAFÉ

Goiás deverá ser o destaque na safra de café deste ano. O estado é pouco representativo na produção total do país, mas estará em evidência pelo crescimento da área dos cafezais e pela boa produtividade.

A produção goiana aumentará 27% nesta safra, devido a crescimento de 9% na área colhida e a aumento de 16% na produtividade. O volume a ser colhido se limita a 256 mil sacas, mas a produtividade do estado será a maior do país.

Minas Gerais, maior produtora de café, terá uma produtividade de 26 sacas por hectare, enquanto a de Goiás atingirá 44 sacas. A média brasileira é de 30 sacas.

Esse bom crescimento da produção em Goiás se deve à bienalidade positiva deste ano, aliada à entrada de cafezais mais novos, o que aumenta a média da produtividade.

Os dados são da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que informou, ainda, o volume de café estimado para a safra 2023/24. O país deverá produzir 58,1 milhões de sacas de café beneficiado, o maior volume desde os 63 milhões de 2020.

A produção de café arábica sobe para 40,7 milhões de sacas, com avanço de 4,7%, e a de conilon aumenta 7,2%, somando 17,3 milhões de sacas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.