Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Andamento das lavouras gaúchas indicam bom volume de produção

Para Emater/RS, safra do ano poderá render 35 milhões de toneladas, 45% a mais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Rio Grande do Sul, após a série de dificuldades vividas nos últimos anos, apresenta uma safra cheia em 2024. "Os números são de dar brilho nos olhos", disse Claudinei Baldissera, diretor técnico da Emater/RS, ao apresentar os dados da safra nesta terça-feira (5).

Quando falou em brilho nos olhos ele se referia à soja, que obterá safra recorde no estado, mas os números das demais culturas também registram boa recuperação, em relação a 2022/23.

Ao contrário do que ocorreu nas demais regiões do país, o clima não foi tão cruel com o Rio Grande do Sul, embora o estado também tenha sofrido com as condições climáticas, mas com menor intensidade.

A primeira estimativa de safra da Emater para os principais produtos do estado (arroz, feijão, milho e soja) era de uma safra de 36,1 milhões de toneladas em 2023/24. Na avaliação desta terça-feira, a previsão aponta para 35 milhões, uma redução de 3%.

Mesmo com essa quebra, em relação à previsão inicial, a produção deste ano supera em 45% a de 2022/23, se os dados forem confirmados.

Baldissera diz que as lavouras ainda estão em desenvolvimento, mas com bom encaminhamento. Sempre ficam, no entanto, as preocupações com o desempenho final.

A cultura de trigo teve uma boa evolução no ano passado, mas as chuvas no período de colheita afetaram o desempenho final da lavoura.

A produção gaúcha de arroz, um produto escasso no país no ano passado, fica em 7,5 milhões de toneladas, superando em 4% o volume anterior. O aumento ocorre devido à retomada da área de cultivo, que cresceu 7%.

Produção de arroz orgânico em assentamento do MST em Viamão (RS) - Marcos Nagelstein/Folhapress

Os gaúchos vão abastecer melhor também o mercado de feijão. A primeira safra, embora tenha tido uma redução de área de 11%, vai render 48,5 mil toneladas, 19% a mais do que a de 2022. O aumento de 34% na produtividade compensou a queda de área.

A segunda safra da leguminosa também deverá ser melhor neste ano do que no anterior, segundo estimativas da Emater, feitas com base na média de produção dos últimos dez anos.

A área cresce 5%; a produtividade, 5%, e a produção sobe para 31 mil toneladas, 9% a mais.

A safra de milho, de grande importância para o estado, devido à produção de proteínas, sobe para 5,2 milhões de toneladas, 32% a mais do que na anterior.

Com incertezas sobre clima, preços do cereal e custos de produção, os agricultores reduziram a área de milho em 1%, mas a produtividade foi 32% maior no período.

A soja, cultivada em 98% dos municípios gaúchos, perde pouco volume de produção em relação às estimativas iniciais e deverá atingir 22,2 milhões de toneladas.

Com esse volume, o estado obterá a segunda maior safra do país, acima da do Paraná e abaixo apenas da de Mato Grosso.

Sem as interferências desastrosas do clima como as ocorridas em safras anteriores, a produtividade da soja deste ano aumenta 71% no Rio Grande do Sul, e a produção, 72%.

Erechim e Passo Fundo devem atingir 3.800 kg de soja por hectare. A média do estado é de 3.339.

Passo Fundo e Caxias do Sul lideram na produtividade de milho, com volume próximo a 8.000 kg por hectare. A produtividade média do cereal será de 6.401 kg no estado, segundo a Emater.

Clima Ao contrário do que ocorre no Rio Grande do Sul, o Paraná sofre os efeitos do clima. Após uma safra de 41,5 milhões de toneladas de grãos em 2022/23, sem incluir trigo, aveia, cevada e outras culturas de inverno nesse volume, os paranaenses deverão produzir 36,6 milhões no mesmo período de 2024.

Clima 2 Na safra de verão, a produção de soja recua 19% no estado, para 18,2 milhões de toneladas, enquanto a de milho cai 33%, para 2,6 milhões, segundo dados do Deral (Departamento de Economia Rural).

Feijão A produção da leguminosa sobe no Paraná no saldo das duas primeiras safras. Na primeira, cai para 167 mil toneladas, mas aumenta para 691 mil na segunda.

Milho A produção da safrinha está prevista em 14,6 milhões de toneladas, 3% a mais do que em 2023. A área e a produtividade sobem 1%, segundo o Deral.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.