Vera Iaconelli

Diretora do Instituto Gerar de Psicanálise, autora de “O Mal-estar na Maternidade” e "Criar Filhos no Século XXI". É doutora em psicologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vera Iaconelli
Descrição de chapéu Mente Todas maternidade

E se não for uma mãe melhor?

Quanto mais recriminamos os pais que tivemos, mais nos colocamos sob julgamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao redor dos três anos de idade nos damos conta de que foram nossos pais que nos colocaram no mundo. Aí começa a saga para saber de onde vêm os bebês, cuja finalidade última é descobrir qual desejo que nos engendrou. Os pais costumam se atrapalhar para responder sobre a mecânica do sexo e da reprodução. Mas o embaraço sobre "o que entra no que, para depois sair de onde" serve para despistar o constrangimento diante da pergunta sobre o desejo.

A resposta nenhum pai ou mãe poderá dar a contento, nem para a prole nem para si mesmo. Não podendo fazê-lo, passamos a vida criando mitos sobre esse fato insondável. "Queria muito uma menina/menino", "queria muito ser mãe/pai", "queria ter uma família"... são frases tão opacas e tão insustentáveis quanto quaisquer outras. A menina/menino que se quis não pode ser a que chega, senão seria delírio. Só saberemos se queríamos ser pai/mãe depois de sê-lo, haja vista a impossibilidade de antever a experiência. Família é um conceito amplo no qual cabe quase tudo. Ao final, os filhos, a parentalidade e a família que se obtêm são imprevisíveis.

Atendi uma jovem que estava com dificuldade em se relacionar com seu bebê recém-nascido. Na contramão de qualquer expectativa, ela precisou reconhecer que inconscientemente nunca havia suposto que pudesse ser mãe de um filho lindo e saudável.

Família na praia
Patricia Prudente na Unsplash

A promessa que nos fazemos ao descobrir que os pais são os responsáveis pela chegada dos bebês é de que, assim como eles, também teremos filhos. Essa aspiração se dá por duas motivações. Por amor aos pais, em busca de ser como eles, mas também por inveja, esperando destroná-los.

Acontece que os bebês que sonhamos na infância nem sempre precisam se materializar em carne e osso, podendo muito bem nascer de outros projetos no mundo. Criar e realizar não se restringe à produção de filhos.

Os modelos dos pais —amados ou odiados— rondam nossas expectativas e fantasias quando decidimos seguir-lhes o passo. Demora para admitirmos que pais são pessoas que tiveram filhos, não seres evoluídos por graça da parentalidade. Essa é uma descoberta necessária, mas sofrida, que nos leva à promessa de sermos pais melhores do que eles foram para nós.

Quanto mais recriminamos os cuidadores que tivemos, mais corremos o risco de apostar excessivamente na chance de superá-los. A promessa reparatória que existe em cada parentalidade é uma motivação importante para termos filhos e um peso considerável a ser carregado com a chegada deles.

Logo descobrimos que entre a expectativa e o feito há o abismo da realidade. Até podemos oferecer algo melhor do que nossos pais nos ofereceram e, geralmente, a reflexão de seus erros nos permite alguns ganhos de consciência. Mas podemos acertar onde eles erraram, fazer igual e ainda errar onde eles acertaram. Em geral é um pouco de cada.

Mesmo quando fica patente que se construiu uma relação melhor do que a recebida, ainda assim algo sempre nos escapa. E, a depender do nível de expectativa —que hoje em dia é astronômico—, a sensação de fracasso e culpa pode ser avassaladora. Não apenas porque existe uma diferença brutal entre nossas promessas infantis e a vida como ela é mas também porque vivemos um momento no qual se acredita que a criação dos filhos poderia acontecer sem arestas, sem restos.

O luto pela impossibilidade de realizar o ideal infantil como pai e mãe é constituinte. Mas à essa elaboração necessária se somam as falsas expectativas atuais de parentalidade —positiva, garantida e controlada. Elas dão uma pista de por que hoje pais e mães se sentem tão devastados.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.