Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire
Descrição de chapéu Eleições 2022 inflação

Pior que inflação, Brasil corre o risco de comer poeira do deserto

Sem acordo amplo, país corre risco de nova década de ruína econômica e democrática

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A gente faz umas contas a fim de ver em que pé estarão a inflação e os preços da comida lá pelo fim da campanha eleitoral. A carestia talvez acabe com alguns votos de Jair Bolsonaro, se especula.

O IPCA vai passar de 12% ao ano em abril (está em 10,5%)? Ainda além de 8% em setembro? O dólar vai ajudar? A gente discute se uns décimos de porcentagem de miséria extra na vida do povo miúdo vão fazer diferença política.

Silhuetas de homem e cachorro em frente a fundo alaranjado
Homem e cachorro observam, em Madri, efeitos da tempestade Celia, que trouxe poeira do Saara deixando o céu alaranjado - Susana Vera - 15.mar.2020/Reuters

Pode ser, mas a numeralha da planilha começa a parecer ridícula. Décimos do IPCA podem parar Bolsonaro? A isso se reduz a conversa? Ou a discutir se tantos tipos do centrão vão pular da barca do inferno para a candidatura tal ou qual? Se a prensa no Telegram pode colocar areia na máquina do ódio bolsonarista?

É assim que a oposição espera parar o tipo que, reeleito, promete lotar o Supremo com mais cúmplices, com mais desses cafonas grotescos, iletrados e adeptos de algum tipo de teocracia? São tipos que vão passar o pano jurídico capaz de nos transformar em uma espécie de Hungria misturada com Filipinas e Turquia, em convergência econômica para Serra Leoa, como disse um amigo, o "catch down" final. Talvez tenhamos militares aboletados de vez no comando do Estado e da economia, como na Venezuela ou na Putinlândia.

É gente que vai transformar o país em território livre da traficância de armas. Os decretos bolsonaristas aumentam a oferta. Os trabucos podem parar no arsenal de barões das favelas feudalizadas pela milícia, fuzis que abastecem os assassinos de Marielles e de pretos em geral. Que talvez armem batalhões de nazistas. Na Ucrânia, se chamaram de Batalhão Azov. E aqui? Divisão Rio das Pedras? Regimento Adriano da Nóbrega, o miliciano e assassino condecorado e elogiado pelos Bolsonaro?

Então é essa a expectativa política? Um Boletim Focus com estimativas econômicas pioradas vai parar o esquemão que patrocina ou incentiva o agro ogro, a grilagem, o garimpo e as facções criminosas?

Essa é a malta que quer arrasar a Amazônia até um ponto sem volta e matar ou empestear o que restou dos indígenas. Vão dizimar a floresta até que a chuva pare de cair, de Rondônia até o Paraná. Até que São Paulo torre de sede. Até que os cerrados da soja passem a produzir apenas poeira, como o Saara, que por vezes despeja pó laranja sobre a Suíça. Se pelo menos fôssemos a Suíça.

Peste, promessa de golpe, mentira, indecência, rachadinha ou inflação não bastaram para mudar a ideia do terço do país que ainda prefere reeleger Bolsonaro. É possível que muitos nem se importem com o Bolsolão do MEC, o escândalo dos vendilhões do templo recomendados pelo presidente.

A oposição ou, vá lá, os candidatos que querem a cadeira de Bolsonaro, se comporta como se vivêssemos em um "país normal", com "instituições funcionando", como dizem politólogos colaboracionistas. Ocupam-se de suas campanhazinhas.

Ainda que tenham a gloriazinha da vitória, no governo precisarão de um acordo nacional a fim de evitar que o país entre na segunda década de ruína econômica, o que poderia redundar em tumultos e ataques mais bem-sucedidos contra a democracia.

Ter um projeto de mudança viável, na verdade de mera reconstrução, depende de acordo amplo; depende da recusa da besteirada econômica demagógica e da avacalhação da democracia que provocaram este desastre.

Propaganda e sorte até podem vencer a eleição. Mas não haverá governo sem acordo e mudanças profundas, dessas de deixar a esquerda perplexa e a direita indignada, como disse um outro picareta criminoso que a elite gostou de levar ao poder.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.