Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire
Descrição de chapéu América Latina

Lula tenta ajudar, mas Argentina precisa de socorro do tamanho de China ou EUA

Presidente mandou Haddad a Pequim; país pode negociar ajuda, mas buraco é mais embaixo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fernando Haddad vai à China no fim do mês a fim de tratar de Argentina. Ou deve ir, por ordem de Luiz Inácio Lula da Silva. Não está claro o que o ministro da Fazenda vai fazer por lá, pelos argentinos. Conviria que o Brasil fizesse parte de um esforço internacional para evitar um colapso dentro do colapso argentino, com risco de haver algo pior do que 2001.

O Brasil pode negociar ajuda. Mas um socorro para a Argentina depende de países como China ou Estados Unidos. Por exemplo, os americanos salvaram o governo FHC 2 da implosão em 1998 com um pacotaço de dinheiro e dando ordens ao FMI.

O ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, fala durante coletiva de imprensa conjunta com o ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa (fora do quadro), na casa presidencial Casa Rosada, em Buenos Aires, em 23 de janeiro de 2023 - Luis ROBAYO/AFP

Sergio Massa, ministro da Economia da Argentina, também estará na China no fim do mês. Quer convencer os chineses a aceitar ainda mais pagamentos internacionais em sua própria moeda (em vez do dólar) e pedir mais dinheiro emprestado.

A Argentina está quebrada, mais uma vez. Dadas as suas reservas, até o fim do ano não tem como pagar ao FMI e a credores da dívida pública em dólar; não há dólares para que empresas paguem seus débitos externos.

As reservas internacionais líquidas estão no vermelho ou zeradas. Reservas internacionais são o "caixa" em moeda forte ou equivalentes. Tirando o que a Argentina não pode vender imediatamente ou outros ativos de algum modo emperrados ou bloqueados, sobram as reservas líquidas, uma conta um tanto imprecisa, é verdade. No caso atual da Argentina, a imprecisão não faz diferença.

No mais, sempre se pode saquear a poupança em dólar dos argentinos.

Faz meses, o Brasil tenta ao menos inventar um modo de financiar as vendas de empresas brasileiras que exportam para a Argentina. As empresas receberiam o seu, continuariam vendendo. "Alguém" forneceria o crédito. Quem? Os argentinos pagariam depois. Com o quê?

A Argentina queima reservas (vende) também para evitar desvalorização ainda maior do peso e, assim, conter a inflação ainda maior, que em abril estava em 108,8% ao ano e acelerando. Na prática, o governo financia seu déficit e sua dívida interna com dinheiro do banco central, direta ou indiretamente ("imprime dinheiro"). Controla importações, o que agrava a recessão, e saídas de capital (de dólares). Tem várias taxas de câmbio, outra tosqueira anos 1950.

O país está fora do mercado financeiro mundial desde o calote de 2020. Tenta adiantamentos com o FMI.
Não dá nem para resumir, agora, o tamanho da encrenca argentina, que não tem moeda (ou costuma ter várias) nem crédito para o governo, dada a quantidade de calotes e ignorâncias na política econômica.
O país ainda tem renda média maior do que o Brasil, apesar de 70 anos de loucura. Mas, desde 2008, por exemplo, a renda (PIB) per capita diminuiu (a do Brasil cresceu míseros 7%. A do Chile, 25%. Colômbia, 36%). Neste ano, o PIB deve encolher entre 3% e 4%.

Para piorar, o país sofre com a desgraça da seca, que vai reduzir em um terço a safra de soja e milho e, assim, as exportações. Em anos normais de produção, teria condições de empurrar o problema externo com a barriga até a eleição presidencial, em outubro. Agora, está à beira de outra explosão operística, com um lunático de ultradireita pré-candidato a presidente.

Especula-se que o Brasil tentaria dar um jeitinho para que o banco dos Brics arrumasse um esparadrapo para as contas argentinas. Talvez dê um jeito de ajudar arrumando crédito para exportadores brasileiros. Seriam curativos na sangria.
No entanto, é preciso fazer mais —e a Argentina teria de estar disposta a arrumar a casa. Mesmo no Brasil, é difícil convencer a turma, como se vê pela discussão do suave arcabouço fiscal. Na Argentina, que está muito abaixo nos círculos do inferno da maluquice econômica, é ainda mais complicado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.