Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras

Crítico Mário Pedrosa ganhará biografia por jornalista gaúcho

Livro sobre nome crucial da escrita sobre artes plásticas na imprensa e militante de esquerda sairá pela Record

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Record vai lançar a biografia de Mário Pedrosa que vem sendo preparada pelo jornalista gaúcho Luiz Antônio Araujo. A previsão é que o livro sobre o crítico de arte e militante de esquerda saia em 2023.

Morto em 1981, aos 81, Pedrosa foi membro do Partido Comunista Brasileiro e, no exílio em Paris durante o Estado Novo, foi ligado à Quarta Internacional. Um dos maiores nomes da crítica de artes visuais no país, ele também foi obrigado ao exílio na ditadura.

Um dos destaques de Araujo é a amizade entre Pedrosa e Mário de Andrade. Entre os livros que pertenciam ao crítico, o exemplar de “Macunaíma” traz uma dedicatória de seu xará, atribuindo a ele e ao também crítico Antonio Bento a publicação da história do herói sem caráter.

“Toda a gente em S. Paulo e doutras partes sabem e repetirei quando você quiser que se publiquei ‘Macunaíma’ devo isso pra você e pro Antonio Bento. Vocês são os Donos do Livro e agora como sempre duas estrelinhas no meu céu, vasto campo do céu.”

DIFERENTONA A Todavia vai lançar, em 2022, a tradução de “The Odd Woman and the City” (a mulher peculiar e a cidade), de Vivian Gornick, livro de memórias da autora lançado nos Estados Unidos em 2015. Se em “Afetos Ferozes” a época é a de sua infância, aqui se trata, sobretudo, de sua vida e reflexões na faixa dos 60. A autora americana hoje tem 85 anos.

GHOSTING À GREGA Um conto de Lygia Fagundes Telles encomendado e publicado por uma revista nos anos 1980 sairá em livro pela primeira vez, como parte da homenagem da Festa Literária Internacional da Mantiqueira à escritora. Em “A Espera”, Nikos chega de surpresa à casa da mulher que ele deixou esperando dez anos antes, quando foi dar um passeio e resolveu não voltar. O evento, que começa no dia 18, disponibiliza em seu site a versão digital gratuita do livro a partir do dia 11, por dez dias.

CLARICE À FRANCESA​ A cátedra de literatura brasileira da Universidade de Zurique promove uma conferência do francês Georges Didi-Huberman sobre Clarice Lispector. Transmitida via Zoom no dia 26, a partir das 10h de Brasília, a fala do filósofo e historiador da arte tratará de como a escritora mobiliza as emoções em suas crônicas. O evento será em francês e posteriormente haverá um vídeo no site da instituição com legendas em português. Basta acessar a reunião de número 98542751165 ou link.

Úrsula Passos (interina)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.