Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Entenda por que a privatização dos Correios alarma editoras de livros

Mercado teme que empresas não mantenham taxas favoráveis e deixem de atender leitores de cidades afastadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A possibilidade de privatização dos Correios, proposta que avançou na Câmara na semana passada e agora segue para votação no Senado, tem alarmado o mercado editorial.

Um grupo de livrarias e sebos já havia divulgado um manifesto se opondo à medida. Editoras, principalmente as independentes, também têm mostrado preocupação.

O receio é que, gerido por uma empresa privada, o serviço passe a atingir menos cidades —e, assim, menos leitores— ou fique mais caro.

Segundo Raquel Menezes, dona da Oficina Raquel, editoras menores contam com menos exposição nas livrarias e se ancoram mais no comércio virtual para alcançar seus leitores. Para que o livro chegue até eles, é fundamental o recurso aos Correios, que garantem na modalidade de “registro módico” um frete mais barato a produtos impressos.

Não é certo que essa política vantajosa aos livros seja mantida sob uma empresa privada, que visa o lucro, argumenta Menezes. Num cenário em que essa tarifa seja extinta, comprar de independentes deve ficar mais caro, afirma Nathan Magalhães, editor da Moinhos. “Você vai comprar um livro de R$ 50 e pagar mais R$ 20 de frete.”

Alexandre Martins Fontes, que toca a livraria que leva seu sobrenome e a editora WMF Martins Fontes, faz coro. "Com o aumento das vendas online, o custo com o transporte de livros passou a representar uma despesa 'de muitos tostões' para livrarias e editoras. O que garante que livros receberão tratamento especial por parte das empresas que vierem a substituir os Correios?"

Outra preocupação é o fechamento de postos em cidades menos populosas, aonde o acesso é mais difícil e custoso.

Segundo Raquel Menezes, isso é motivo para acender o sinal de alerta também em editoras grandes. “Se você deixar de atender determinados lugares, os leitores vão diminuindo. Se o leitor é prejudicado, todos os editores são.”

Marcelo Levy, diretor comercial da Todavia, afirma de fato compartilhar da preocupação, mesmo que a editora recorra pouco aos Correios. “Há lugares a que serviços de entrega não chegam e a que talvez um correio privatizado deixe de chegar. Um cenário em que o livro vai desaparecendo da paisagem urbana, em que a entrega fica dificultada, é preocupante.”

pintura de homens em meio ao mar
Obra do artista plástico Arjan Martins que estampa a capa de 'Poética da Relação', do martinicano Édouard Glissant, que sai pela Bazar do Tempo - Cortesia Arjan Martins e A Gentil Carioca/Divulgação

DO CARIBE Serão lançados na 34ª Bienal de São Paulo, em setembro, os dois primeiros volumes da Coleção Édouard Glissant, “Poética da Relação” e “O Discurso Antilhano”, pela Bazar do Tempo. Filósofo e romancista francês nascido na Martinica, Glissant se dedicou a pensar os efeitos da colonização. As capas terão obras de Arjan Martins.

MAPA DA MINA O clube de assinatura TAG estreia em outubro um novo modelo de vendas, o TAG Trilhas, box que vai reunir uma coleção de livros com uma mesma temática, oferecendo um caminho de leitura ao cliente. A primeira edição se chamará Vozes Negras e trará sete livros –“Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis; “Amada”, de Toni Morrison; “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto; “A Autobiografia de Minha Mãe”, de Jamaica Kincaid; “No Seu Pescoço”, de Chimamanda Adichie; “Dentes Brancos”, de Zadie Smith e “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório.

DEBATE A partir de segunda-feira, dia 16, a Liga Brasileira de Editoras organiza um seminário para discutir a proposta de fixar os preços dos livros, com uma programação que traz consultores e pesquisadores nacionais e internacionais, além de profissionais como Marcus Teles, dono da rede Leitura, e Fernanda Diamant, sócia da livraria Megafauna e da editora Fósforo. A programação completa está na página da organização no Facebook.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.