Zeca Camargo

Jornalista e apresentador, autor de “A Fantástica Volta ao Mundo”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Zeca Camargo
Descrição de chapéu férias

A cada novo país visitado, vou pensar em Gloria Maria

Ela tinha curiosidade de sobra, a coisa mais preciosa para quem viaja

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hoje mesmo, chegando ao aeroporto Santos Dumont para voltar a São Paulo, uma mulher me parou para dizer que eu e Gloria Maria éramos sua maior inspiração. De novo.

Eu já tinha ouvido esse elogio ultrageneroso incontáveis vezes, mas desde sua triste despedida no último 2 de fevereiro eles se intensificaram. Consequentemente ampliando sua ausência, mas sobretudo renovando uma vontadezinha que você conhece bem...

Quando as pessoas me procuram para falar dessa inspiração que eu e Gloria somos, elas estão falando das viagens. E nada poderia me deixar mais orgulhoso.

Glória Maria faz reportagem na Noruega no início do inverno - Globo/Divulgação

Como trabalhamos juntos no "Fantástico", sobretudo na primeira década deste século, e como tínhamos a mesma paixão, viajar, essa associação no imaginário dos telespectadores era inevitável. Mas nossa conexão ia muito além dos passaportes.

Claro que sempre brincávamos com a disputa sobre quem tinha conhecido mais lugares no mundo. De cara quero dizer que Gloria é a campeã absoluta, mesmo falando do alto dos meus 114 países visitados. Mas essa não é toda a história.

O número correto de viagens que ela fez variou de obituário em obituário que li, mas é certo que ultrapassa 150. Não, ela não tinha chegado a conhecer todas as 193 nações reconhecidas atualmente pela ONU —quando eu queria "tirá-la do sério", eu perguntava, brincando: "Mas a Tuvalu, Gloria... você já foi?".

Esse micropaís que visitei em 2003 estava fora da lista dela, disso eu tinha certeza. Mesmo assim, ela me respondia desafiadora: "Eu tenho quase certeza de que sim". Tudo terminava em risadas.


Gloria, tanto quanto acompanhei, também não conhecia outros cantos pouco visitados deste nosso planeta: Tonga (aonde fui em 1999), Bangladesh (2010), São Tomé e Príncipe (1998). Mas a lista de lugares incríveis onde ela tinha pisado e eu não é bem mais longa.

Nigéria, Irã, Rússia, Jamaica... Em cada escala, Gloria emprestava seu carisma e oferecia aos telespectadores não apenas um cartão-postal, mas uma experiência. Eu já era viajante por conta própria antes de entrar para a TV Globo. Mas não posso negar que a maneira como ela conduzia suas reportagens abriu caminhos para que eu criasse meu estilo de reportar.

E muitas vezes até também ela me inspirava. Por exemplo, eu nunca tinha ido à Tailândia antes de ela fazer uma série coloridíssima sobre esse país para o "Fantástico". E mesmo a Índia, que eu conheço tão bem, pelas matérias de Gloria parecia para mim um outro país.

Fosse vestindo saris luxuosíssimos, numa pesca ritual em Lagos, fugindo de um urso no Canadá ou passando perrengue na Transiberiana, Gloria era a dona do pedaço onde chegava.

Glória Maria e Zeca Camargo no Fantástico, na primeira transmissão em HD da Globo, em 2007
Gloria Maria e Zeca Camargo no Fantástico, na primeira transmissão em HD da Globo, em 2007 - Reprodução/Globo


E, fora a amizade, é disso que sinto mais falta com sua morte: seu jeito de ir por aí. Um bom conforto é saber que ela plantou essa semente. Já viu o Instagram da Nataly Gabrielly, @viajesemlimites? Pois...

Ela é uma jovem de 27 anos, da zona leste de São Paulo, que está dando sua volta ao mundo. Quer ser a primeira mulher negra brasileira a conhecer todos os países. E adivinha quem é a inspiração dela?

Escrevi aqui na própria Folha, quando Gloria morreu, que eu tinha perdido uma rival. Mas acho que faltou esclarecer que nossa disputa não era por carimbos no passaporte.

Era para ver quem tinha mais fome de mundo. Porque a coisa mais preciosa que você pode levar numa viagem é a sua curiosidade. E isso Gloria Maria tinha de sobra.

Por isso dou aqui minha palavra: a cada novo país que chegar, eu sempre vou lembrar dessa minha "concorrente" com um carinho enorme. Oxalá eu possa fazer isso 79 vezes até o fim da minha vida!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.