Interventor do Rio, Braga Netto, chefiou operações na Olimpíada

General também atuou na 'greve branca' da PM do Espírito Santo, em 2017

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro
 
O general do Exército Walter Braga Netto
O general do Exército Walter Braga Netto - Pedro Ladeira/Folhapress

O general do Exército Walter Braga Netto, comandante do CML (Comando Militar do Leste), foi escolhido pelo presidente Michel Temer (MDB) para ser o interventor federal na segurança do Rio.

No caso de uma intervenção federal na segurança —a proposta precisa da aprovação do Congresso—, caberá ao general Braga Netto comandar as polícias militar, civil e os bombeiros.

O oficial ocupou posto chave nos trabalhos do Exército na Olimpíada do Rio, em 2016. Ele foi o coordenador-geral da assessoria Especial para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Os militares atuaram, durante os eventos esportivos, no patrulhamento de aeroportos, entorno dos estádios, além de monitorar revistas nos estádios.

Netto, que era comandante da 1ª Região Militar antes dos jogos, passou a comandar o CML em setembro de 2016, cerca de um mês depois da Olimpíada. O CML abrange as áreas administrativas e operacionais de Rio e Espírito Santo.

Braga Netto foi, também, um dos generais enviados ao Espírito Santo, em fevereiro de 2017, após onda de violência no Estado, depois que policiais militares no Estado fizeram uma espécie de "greve branca". Parentes de soldados fizeram piquetes nas portas dos batalhões, impedido a saída de policiais.

De acordo com o ministério da Defesa, Netto possui 23 condecorações nacionais, e ainda outras quatro estrangeiras.

O comandante é natural de Belo Horizonte. Já foi comandante do 1º Regimento de Carros de Combate e chefe do Estado-Maior da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada do CML.

A intervenção federal é prevista em lei e foi  decidida na noite de quinta-feira (15) durante reunião entre o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e o presidente Michel Temer (MDB).

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), terá 24 horas para pautar uma votação do projeto, que precisa necessariamente passar pelo legislativo.

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.