Os planos de assistência médica continuam como os campeões de reclamações e dúvidas de consumidores no país. Pelo sexto ano consecutivo, o setor lidera a lista de insatisfação divulgada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
Apesar de manter a liderança, os planos de saúde tiveram queda na parcela de insatisfação. As queixas ao órgão sobre convênios médicos foram de 28% em 2016, para 23,4% em 2017.
Por sua vez, a categoria de produtos vem crescendo ano a ano em representatividade de reclamações. Era a 4ª na lista de 2015, foi a 3ª em 2016 e foi a 2ª colocada no ranking divulgado nesta segunda (11), com 17,8%.
Completam a lista as categorias de serviços financeiros (16,7% de queixas e dúvidas), telecomunicações (15,8%) e a nova categoria, água, energia e gás (7,2%). Serviços que não se enquadram nas categorias listadas acima são responsáveis por 19,1% do total de 6.583 atendimentos do Idec.
MOTIVOS
Dentro dos planos de saúde, quase metade das queixas (45%) são sobre reajustes abusivos, reclamação que segundo o instituto é mais frequente nos planos coletivos, que não são regulados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Em produtos, as principais reclamações são de mercadorias com defeitos (31%).
Problemas com cartão de crédito respondem por 26% dos contatos feitos na categoria de serviços financeiros. Em telecomunicações, TV por assinatura (30%) e telefonia móvel (29%) têm a maior parcela de insatisfação. Na categoria de água, energia e gás, a principal reclamação é a cobranças de taxas, 56%.
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