Tremor atinge costa de SC e moradores de Florianópolis relatam abalos

Sismo, de 3,6 pontos na escala Richter, ocorreu às 9h28 desta sexta (13)

Vista aérea da praia dos Ingleses, em Florianópolis
Vista aérea da praia dos Ingleses, em Florianópolis - Leonardo Sousa/Prefeitura de Florianópolis
São Paulo

Um tremor foi registrado na costa de Santa Catarina na manhã desta sexta-feira (13) e foi sentido em terra por moradores de Florianópolis, a capital do estado.

O fenômeno atingiu 3,6 pontos na escala Richter e ocorreu às 9h28, segundo medições do Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

Moradores das regiões norte e sul de Florianópolis relataram pelas redes sociais que sentiram a terra tremer na ilha. Ninguém se feriu por conta dos reflexos do fenômeno.

A Defesa Civil do estado disse, por meio de nota, que recebeu várias chamadas de pessoas que relataram abalos nas residências. O órgão afirmou que como não houve estragos aparentes, apenas monitora os casos.

Para José Roberto Barbosa, técnico do Centro de Sismologia da USP, a magnitude do tremor é importante e está dentro da média de outras ocorrências registradas no oceano. “Se tivesse acontecido em terra, no entanto, os efeitos poderiam ter sido maiores, mas não a ponto de causar destruição”, disse.

BOLÍVIA

No início deste mês, reflexos de um tremor de 6,8 graus na Bolívia foram sentidos em várias cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além do Distrito Federal.

Na capital paulista, ao menos cinco prédios comerciais da avenida Paulista foram evacuados por causa de tremores sentidos nos andares mais altos. O quarteirão entre as alamedas Joaquim Eugênio de Lima e Campinas ficou apinhado de funcionários assustados. Ninguém se feriu.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.