Fuga após assalto termina em tiroteio em frente ao parque Ibirapuera

Dois guardas civis e um suspeito foram feridos; quatro foram detidos

Gustavo Fioratti
São Paulo

Um tiroteio entre homens armados e guardas-civis causou correria em frente ao parque do Ibirapuera na tarde desta terça de feriado (1º).

A troca de tiros ocorreu entre 14h e 15h na avenida Quarto Centenário, área nobre de São Paulo. 

Suspeito é rendido por policiais do Gate após fazer mulher refém em casa em frente ao parque do Ibirapuera
Suspeito é rendido por policiais do Gate após fazer mulher refém em casa em frente ao parque do Ibirapuera - Rubens Cavallari/Folhapress

Dois agentes da Guarda Civil Metropolitana foram atingidos e hospitalizados. Um deles foi baleado na perna, o outro ainda não se sabe se foi ferido por projétil ou estilhaços. Eles não correm risco de morte.

Um dos homens do grupo foi atingido no ombro e, com mais um suspeito, invadiu uma casa na rua Pedro de Toledo e fez refém a única ocupante do imóvel no momento, uma empregada da casa. A PM e Gate (grupo especial da Polícia Militar) cercou a casa e conseguiu prender os dois homens após negociação.​​

Segundo informações da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, uma equipe da GCM fazia ronda na avenida República do Líbano, nas proximidades do portão 7 do parque, quando foi avistada pelo grupo, que estava em tentativa de fuga. Eles dispararam contra a viatura ao avistar o veículo e fugiram.

Um vendedor ambulante que não quis se identificar disse à Folha que ouviu duas séries de disparos, a primeira com cinco tiros e a segunda com três. No primeiro confronto, diz que os criminosos chegaram a roubar a viatura da GCM e tentaram uma fuga, mas a PM e a a GCM os pegaram poucos metros depois.

Foi nesse momento que um dos suspeitos foi atingido no ombro. Um frequentador do parque diz ter visto os momentos da perseguição e confirma que os bandidos estavam em uma viatura. Ele ouviu os disparos e relata que a região estava cheia de frequentadores no momento. Houve correria. ​​

O parque segue aberto ao público, informa a ​Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, responsável pela administração do local.

Fuga e refém

Conforme informações da Secretaria da Segurança Pública, os criminosos tinham fugido após receberem ordem de parada da Polícia Militar no Campo Belo, a cerca de 7 km do local do tiroteio.

Os criminosos, ainda em número incerto, tinham assaltado uma residência e a PM foi acionada pelos moradores. Na tentativa de fuga, eles roubaram veículos e parte do grupo conseguiu fugir antes de ser interceptada pela PM. Dois foram detidos e encaminhados para o 27º DP (Campo Belo).

Outros dois assaltantes foram os que atiraram contra a GCM, invadiram a casa e fizeram a mulher refém em frente ao parque. O que tinha sido baleado se entregou e foi encaminhado para atendimento médico. O segundo se entregou após cerca de duas horas negociação com equipes do Gate e da PM, com a presença de familiares do suspeito. A mulher foi liberada em segurança.

Um dos quatro homens foi liberado após não ter sido identificada a relação entre ele e os outros detidos.

Com os criminosos foram apreendidos três fuzis, uma pistola e dois coletes a prova de balas. O material é de uso exclusivo das Forças Armadas.

A investigação em curso no Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) aponta que o grupo é uma quadrilha de Sorocaba (a 99 km de São Paulo).

Outros dois carros que participaram do assalto foram localizados, mas a polícia ainda não informou se eles estavam ocupados por outros assaltantes. ​ ​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.