Bombeiros localizam corpos em queda de helicóptero em MG

O piloto e um empresário morreram no acidente no último sábado (16)

Carolina Linhares
Belo Horizonte

Os corpos do piloto e de um empresário que estavam no helicóptero que caiu na noite de sábado (16) em Espírito Santo do Dourado, no sul de Minas, foram encontrados carbonizados pelos bombeiros na manhã desta segunda (18). 

Por volta das 10h, foi encontrado o corpo do piloto Luiz Gustavo Araújo Soares, 39, e, uma hora depois, o corpo de Márcio Bissoli, 50, em meio aos destroços da aeronave. Os corpos serão encaminhados ao Instituto Médico Legal de Belo Horizonte.

Imagens de câmeras de segurança do heliporto em Nova Lima (MG), de onde o helicóptero partiu rumo a São Paulo, mostram que somente Bissoli e o piloto embarcaram na aeronave. 

O helicóptero está registrado em nome do banco Bradesco (devido ao leasing da aeronave), mas é operado por uma empresa do grupo Bauminas, de produtos químicos e mineração, do qual Bissoli é diretor-executivo.

Bissoli era sócio de empresas em São Paulo, Minas e Bahia. Nascido em Cataguases (MG) e morador de Belo Horizonte, ele deixa um filho adulto. Um de seus empreendimentos era a construção de um condomínio de luxo na região de Capitólio (MG). 

Soares deixa a mulher, também piloto. O último contato do piloto, na noite de sábado, foi informando problemas mecânicos e dificuldade para pouso. Logo após declarar emergência, ele reportou que estava caindo e desapareceu do radar. 

Moradores que testemunharam a queda notaram que o helicóptero pegou fogo na parte posterior ainda durante o voo e explodiu ao bater em um barranco. O fogo se alastrou por uma área de pasto de difícil acesso, e os destroços se espalharam por 250 metros. Os bombeiros foram acionados por volta das 19h40.

A aeronave de modelo A109S foi fabricada em 2010 e tinha certificado de aeronavegabilidade válido até 2022. A Inspeção Anual de Manutenção venceria no próximo mês. 

As causas do acidente serão investigadas pelo Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 3) e pela Polícia Civil de Pouso Alegre (MG).


Quem pode ajudar com informações?
- Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), com licenças e certificados
- Fabricante da aeronave, com dados sobre o avião
- Sindicatos e outras entidades de classe, com informações sobre as empresas aéreas 

Qual é o protocolo seguido?
NSCA 3-13 (Norma do Sistema do Comando da Aeronáutica), que consiste em:

1) Cenipa forma uma comissão de investigação
2) Preserva o local e indícios
3) Verifica os danos causados à/pela aeronave
4) Coleta e confirma dados
5) Faz um exame detalhado imediatamente após as ações de resgate
6) Gravadores de voo são enviados o mais rápido possível ao Cenipa
7) Cenipa conclui o relatório final da investigação
8) Autoridade aeronáutica o aprova
9) Cenipa deve torná-lo público em sua página na internet

Quem faz o quê

O investigador
- Tem controle e acesso irrestrito à aeronave, aos destroços e a outros materiais, como gravadores de voo
- Deve estabelecer a coordenação com outros órgãos, como polícia, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Anac, Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), entre outros

A autoridade policial
- Deve isolar o local até a liberação pelas autoridades aeronáuticas e pelos agentes da perícia criminal

O operador ou proprietário da aeronave
- Deve prestar todas as informações e documentações solicitadas; se necessário, pode auxiliar na análise de dados

O Cenipa
- Deve fornecer informações relevantes às famílias e sobreviventes

O que acontece quando uma aeronave está desaparecida?
Assim que as buscas acabam, é iniciada uma investigação com os dados conhecidos. Se o avião não for encontrado 12 meses após a ocorrência, a investigação é concluída com os dados existentes

O que é a caixa preta?
É o conjunto de gravadores de áudio e de dados embarcados na aeronave e que em caso de acidente podem fornecer informações sobre o voo

O que é o gravador de voz?
É um dispositivo que capta e registra todos os áudios da cabine de uma aeronave. Com ele, pode-se saber, por exemplo, o que o piloto e o copiloto conversaram, o que o piloto disse à tripulação ou aos passageiros e até eventuais ruídos da aeronave que podem ser importantes na investigação de um acidente, como falhas mecânicas

O que o gravador de dados de voo registra?
A depender do modelo do avião, ele pode registrar dados técnicos como altitude, velocidade, pressão, aceleração, posição do avião, entre outros 

​​

​​

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.