Ibama notifica hípica após crianças pintarem cavalo com tinta no DF

Escola diz que atividade pedagógica não causou danos ao animal

Jéssica Nascimento
São Paulo | UOL

O Ibama (Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis) notificou a Escola de Equitação da Hípica, no Distrito Federal, a comprovar o estado de saúde de um cavalo que saiu todo pintado e rabiscado de uma atividade pedagógica para crianças em colônia de férias.

Imagens divulgadas pela própria escola mostram um grupo de crianças pintando o cavalo de pelagem branca com tinta guache.

O resultado da atividade ganhou repercussão nas redes sociais e virou caso de polícia após denúncia feita na última sexta-feira (20) pela advogada e ativista Ana Paula Vasconcelos. Ela diz que tomou conhecimento do fato ao receber uma foto pelo celular.

Segundo a advogada, a polícia vai investigar se o animal sofreu maus tratos. “Depois da denúncia, fomos até o local e vimos o quanto o cavalo estava acuado e triste. Conversamos com os responsáveis da escola e disseram que o animal havia sido resgatado porque sofria maus tratos", afirmou. "Se fosse um animal de sangue puro, com um valor econômico alto fariam isso? Usaram o animal como objeto", completou.

Para a escola, as crianças estavam "cuidando e fazendo carinho" e que o "método com tinta guache é muito comum para acabar com o medo que os pequeninos podem ter dos animais".

Cavalo branco com desenhos coloridos
Crianças pintam cavalo em Escola de Equitação da Hípica no Distrito Federal - Reprodução/Facebook

Em nota, o estabelecimento informou que trabalha há mais de 40 anos com segurança e que repudia qualquer tipo de maus tratos ou exploração dos animais.

A escola também disse ter experiência na interpretação de sinais emitidos pelos cavalos e éguas e afirmou que não houve indício de estresse. Ainda de acordo com a nota, a atividade foi idealizada em conjunto com a pedagoga parceira da escola e aprovada por um veterinário. 

O Ibama informou à reportagem que esteve no local no último domingo (22) e que não encontrou sinais aparentes de maus tratos no cavalo.

Segundo José Cabral, responsável pela colônia, o documento que prova que o animal está bem de saúde e o vídeo das atividades já foram encaminhados aos órgãos fiscalizadores. "O exercício é válido porque a criança acaba perdendo o medo de animais de grande porte. Vale destacar que a tinta tem pintura atóxica. Não faz mal para a criança, muito menos par o animal", afirmou Cabral.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.