Quadrilha rouba cinco carros de concessionária na zona oeste de SP

A PM recuperou quatro veículos e aparelhos do circuito de câmeras de segurança

Martha Alves
São Paulo

Uma quadrilha roubou cinco carros de uma concessionária da Toyota, na região do Butantã, zona oeste de São Paulo, por volta das 2h30 desta quarta-feira (18). 

Ao menos dez criminosos invadiram a concessionária na avenida Corifeu de Azevedo Marques. Após render e amarrar o vigia, eles roubaram quatro carros modelo Corolla, uma caminonete Hilux, vários pneus e os aparelhos do circuito de câmeras de segurança. 

Um dos carros recuperado do roubo à concessionária
Um dos carros recuperado do roubo à concessionária - Reprodução/TV Globo

Na fuga, a quadrilha passou com os carros em alta velocidade em frente a um batalhão da Polícia Militar na mesma avenida. Os militares desconfiaram e avisaram outros batalhões.

Durante as buscas, os militares encontraram o segurança da concessionária amarrado e gritando que foi roubado. Ele passou as características dos criminosos e a PM continuou a perseguição aos criminosos.

Em alta velocidade, os policiais localizaram os veículos roubados na marginal Tietê e tiveram que fazer um cerco. Dois suspeitos foram presos e o restante da quadrilha fugiu, abandonando três Corollas e a Hilux.

Segundo a PM, em um dos carros foram encontrados os pneus e os aparelhos do circuito interno de câmeras roubados, que podem ajudar a Polícia Civil a identificar outros integrantes da quadrilha. 

O caso será investigado pelo 6º DP (Cambuci).

Internet

​Na terça (17), a Polícia Civil de São Paulo prendeu sete pessoas por suspeita de envolvimento em uma quadrilha que vendia carros roubados pela internet.

O esquema envolvia roubo, receptação, e adulteração de veículos antes de colocá-los à venda online.  As investigações que resultaram na operação Miragem, como foi batizada, começaram no início do ano, segundo a Polícia Civil. 60 policiais foram às ruas para cumprir 12 mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão nas zonas norte, leste e oeste.

A quadrilha oferecia semanalmente entre dois e três carros roubados online.

As taxas de roubos de veículos em São Paulo estão em queda. No ano passado, foram registrados no estado 615 casos de furto e roubo por 100 mil veículos no estado, menor taxa desde 2001, início da série histórica da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Ainda assim, no entanto, o estado está entre os que registram mais crimes do tipo no país. Ficou em 6º lugar entre as 27 unidades da federação em 2016 (último dado atualizado), segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A capital paulista é a terceira entre as capitais do país, atrás apenas de Porto Alegre e Porto Velho.

O país tem média de um furto ou roubo de veículo por minuto. Foram 557 mil em 2016, crescimento de 8% em relação ao ano anterior, com boa parte dos crimes concentrada nas capitais.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.