Descrição de chapéu Agora

Covas lança concessão de terminal de ônibus e prevê 'cara nova' a até 600 m

Empresa que gerenciar Princesa Isabel, no centro, terá que requalificar entorno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Luciano Cavenagui Jéssica Lima
São Paulo | Agora

A Prefeitura de São Paulo, sob gestão Bruno Covas (PSDB), lança nesta terça (21) o edital de concessão do terminal de ônibus Princesa Isabel, na região central. A medida está inserida no projeto de revitalização do local e também de um raio de 600 metros de seu entorno, incluindo a cracolândia.

A empresa ou o consórcio vencedor receberá a concessão do terminal de ônibus por 35 anos, com um contrato de R$ 132,5 milhões.

No terminal estão previstas uma requalificação completa, incluindo melhorias nos serviços de administração, manutenção, limpeza e vigilância. Também haverá construção e operação de novas edificações no terreno. A contrapartida será a exploração comercial de quiosques e publicidade.

No entorno do terminal, a empresa ou o consórcio que ganhar a licitação terá de requalificar calçadas, implantar mobiliário urbano, realizar arborização e melhorar a iluminação. Também devem ocorrer melhora na sinalização dos cruzamentos e travessia de pedestres, bem como implantação de ciclofaixa, paraciclos e passarelas.

As mudanças do terminal têm prazo de dois anos e as melhorias do entorno, de quatro anos.

“O projeto proporciona intervenções que terão o terminal como o epicentro, para que as pessoas se beneficiem de toda a região”, afirmou Leonardo Amaral Castro, diretor de desenvolvimento da SP Urbanismo.

Especialistas em mobilidade ouvidos pela reportagem, entretanto, consideraram alto o tempo de concessão. “Em 35 anos, o sistema dos ônibus vai mudar bastante. A função dos terminais também”, disse o engenheiro de trânsito Sérgio Ejzenberg. ​

“O ideal é que a concessão fosse por menos de 20 anos”, afirmou o professor da FEI (Fundação Educacional Inaciana) Creso Peixoto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.