Mais de 70 pacotes de origem desconhecida aparecem no litoral de Alagoas

Segundo primeiras análises, fardos de cerca de 100 kg cada um contêm borracha sintética

Caixa na areia
Pacote encontrado no litoral de Alagoas - Divulgação
 
 
São Paulo

​​Mais de 70 pacotes, cada um com aproximadamente 100 kg, foram encontrados desde quarta-feira (24) no litoral alagoano. Segundo as primeiras análises do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), iniciadas na última sexta-feira (26), os pacotes contêm uma espécie de borracha sintética, derivada de petróleo.

De acordo com técnicos dos setores de Laboratório e Gerenciamento Costeiro, a base do material é de hidrocarboneto —uma borracha compactada, pronta para uso.

Não se sabe, por enquanto, a origem dos pacotes, mas há indícios de que eles tenham se dispersado do alto mar até a costa. Segundo o IMA/AL, há organismos comuns de águas profundas incrustados nos fardos, sinal de que o material está há muito tempo na água e estava longe da praia.

Segundo o Instituto Biota de Conservação, em pacotes encontrados nos municípios de Coruripe e Maceió era possível ler inscrições das palavras "Duzan" e "Yen". Técnicos do Ibama levaram esses fardos recolhidos pela organização para análise na manhã deste sábado (27).

Uma das hipóteses do IMA/AL é de que a embarcação que levava os pacotes tenha naufragado. O instituto e o Ibama solicitaram às prefeituras dos municípios do litoral que armazenem o material recolhido até a divulgação dos resultados finais das análises, que devem levar cerca de sete dias.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.