Descrição de chapéu Obituário Affonso Heliodoro dos Santos (1916 - 2018)

Mortes: Amigo de JK, militar ajudou na construção de Brasília

Oficial da Polícia Militar foi braço direito de ex-presidente e trabalhou até os 98 anos

Affonso Heliodoro dos Santos (1916-2018)
O coronel Affonso Heliodoro dos Santos (1916-2018) - Arquivo Pessoal
Ricardo Hiar
São Paulo

Para receber em Minas Gerais a visita de uma autoridade internacional que só falava inglês, o então governador Juscelino Kubitschek resolveu pedir a ajuda de um amigo de longa data que era fluente no idioma. 

Convidou o mineiro Affonso Heliodoro dos Santos, oficial da Força Pública--antigo nome dado à Polícia Militar--, para ficar uma semana como intérprete do visitante.

Coronel Affonso e Juscelino haviam se conhecido quando JK atuava como médico militar. Apesar de trilharem caminhos distintos, já que um deles migrou para a carreira política, a amizade foi mantida. 

O reencontro profissional que deveria durar poucos dias, perdurou pela vida toda. O oficial foi convidado para compor a equipe de governo e virou um verdadeiro escudeiro de JK até a sua morte.

Não à toa, a trajetória de Affonso Heliodoro passou a ter ligação direta com fatos importantes da própria história do país. Ao lado de JK participou, por exemplo, de grandes projetos como o planejamento e a criação de Brasília. Foi chefe da Casa Militar e subchefe da Casa Civil do governo Juscelino, de quem também coordenou as campanhas eleitorais.

No pós-governo atuou como diretor do memorial que leva o nome do ex-presidente e foi responsável pelo Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal. Muito ativo, trabalhou até os 98 anos.

"Ele era uma homem muito íntegro. Tinha uma alegria de viver enorme. O que herdou de fato foi um nome limpo e lutou para manter isso a vida inteira", diz a filha Helena.

Último integrante vivo da equipe de JK, coronel Affonso morreu no dia 20 de outubro, por problemas cardíacos, aos 102 anos. Ele deixa três filhos, netos, bisnetos e um legado histórico, o qual conseguiu registrar em parte em livros que publicou em vida.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​​​​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.