Temperatura despenca nesta quinta, e SP terá final de semana frio e chuvoso

Com passagem de frente fria, temperatura vai cair pelo menos 10ºC nos próximos dias

Ricardo Hiar
São Paulo

Depois de vários dias com registro de elevação de temperaturas, o clima volta a esfriar em São Paulo nesta quinta (4). Segundo informações do Climatempo, a variação prevista pode chegar a menos 10ºC e se estender pelo final de semana.

De acordo com a meteorologista Fabiana Weykamp uma frente fria seguida pela passagem de uma massa de ar polar serão responsáveis pela mudança significativa no tempo em todo o estado. 

A previsão é que ventos comecem a alterar o clima ainda entre a tarde e a noite desta quarta (3), quando a temperatura máxima pode atingir os 32ºC. À noite há possibilidade de chuva generalizada na cidade de São Paulo. Na serra da Mantiqueira e no litoral norte as chuvas serão mais intensas e fortes.

A temperatura mínima também não será atingida apenas durante a madrugada. Conforme a previsão meteorológica, a quinta começa com um clima ameno e vai esfriar principalmente entre o fim da tarde e o começo da noite.

A máxima durante todo o dia não deve ultrapassar os 22ºC, enquanto a mínima pode chegar aos 16ºC. Há previsão de chuva a qualquer hora do dia, com intensidade que vai de fraca à moderada.

Na sexta-feira (5) o dia ainda amanhece nublado e com baixas temperaturas em todo o estado. O litoral registra chuva fraca e constante. Já na capital paulista o dia estará nublado, um pouco mais frio, também com previsão de chuva para qualquer hora. A temperatura mínima será de 15ºC e a máxima chega a 19ºC.

O tempo continuará nublado e frio no sábado (6). Na cidade de São Paulo os termômetros variam entre 14ºC e 21ºC. Pode ocorrer a abertura do sol em alguns períodos do dia, mas também estão previstas pancadas de chuva. O dia termina com predomínio da nebulosidade.

Quem quiser evitar chuva na hora de ir votar no domingo (7) deve aproveitar o período da manhã. Apesar do clima ficar um pouco mais quente do que no sábado, incluindo a abertura de sol nas primeiras horas da manhã, o dia deve terminar com pancadas de chuva, que começam à tarde.

CHUVA CAUSA TRANSTORNOS EM CAMPO GRANDE

Na tarde desta quarta-feira (3), o temporal de apenas 30 minutos em Campo Grande (MT) fez transbordar um córrego, alagando avenidas, e derrubou árvores —uma delas caiu em cima de uma sala de aula. Os alunos estavam no local no momento do acidente, mas ninguém se feriu.

Chuva forte causa alagamentos, derruba árvores e provoca transtornos em Campo Grande (MT) - Lucas Mamédio/CBN Campo Grande

A chuva também alagou o centro cirúrgico da Santa Casa da cidade. Todas as cirurgias eletivas e até algumas emergenciais foram remarcadas ou canceladas. Apenas casos muito graves foram atendidos. A instituição diz que já busca os reparos.

Temporais também atingiram várias cidades do Sul nesta quarta, com fortes rajadas de vento. Nuvens carregadas associadas ao avanço de uma frente fria pelo mar ainda crescem sobre Santa Catarina e o Paraná nos próximos dias.

Já no Rio Grande do Sul, onde choveu forte nas últimas 24 horas, a instabilidade começa a enfraquecer —vários locais do estado gaúcho começaram o dia com temperaturas abaixo dos 10ºC. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.