Baixa umidade põe SP em atenção e prossegue até esta terça; veja dicas

Tempo seco aumenta ocorrência de problemas respiratórios

Paulo Gomes
São Paulo

A qualidade do ar em São Paulo voltou a níveis preocupantes. Nesta segunda-feira (16), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a umidade relativa alcançou 18%.

Abaixo de 20% já é considerado estado de alerta pela OMS (Organização Mundial da Saúde), quando é recomendado até o uso de soro fisiológico para as narinas e lubrificante para os olhos.

Ainda de acordo com o Inmet, o nível mais baixo das últimas semanas foi de 17%, no começo deste inverno, ainda antes dos dias de baixa temperatura da semana passada.

Durante esse período em que o estado esteve sob uma massa de ar polar e influência de frentes frias, a capital paulista teve ligeira melhora na umidade relativa do ar. Desde o final de semana, no entanto, o ar voltou a ficar muito seco, e a situação deve seguir ao longo da semana.

"O recomendável é de 40% principalmente para metrópoles com tanta poluição, porque quando há umidade, a poluição se junta a moléculas de água e cai na superfície. Seco, assim como está, a gente fica inalando [o ar poluído]", diz Helena Balbino, meteorologista do Inmet.

Por que é ruim?

Baixos níveis de umidade relativa do ar são especialmente preocupantes em grandes centros urbanos como São Paulo. Aliada à poluição, a secura torna mais críticas doenças respiratórias como asma, sinusite e alergias, e facilita também a disseminação de doenças do tipo.

É comum também que as mucosas fiquem secas, podendo ocorrer sangramentos no nariz e lábios ressecados e irritação dos olhos. "A mucosa mais seca não reage tanto aos micro-organismos", explica a meteorologista do Inmet.

Quais os cuidados necessários?

É preciso atenção à hidratação, mais do que o comum. O consumo de água deve ser à vontade. Melhor ainda se aliado à ingestão de bebidas que repõem sais minerais, como água de coco e sucos de frutas que contêm bastante água, como melancia, melão e pera.

Em casa, recomenda-se manter o ambiente úmido, com toalhas molhadas, recipientes com água ou umidificadores.

Quem estiver sentindo incômodo, como narinas ressecadas, pode recorrer a procedimentos de inalação.

Outra opção é o uso de máscaras cirúrgicas descartáveis, à venda em farmácias e comum nesta situação em metrópoles orientais.

"Na China já avisam a população para usar a máscara [quando se chega a baixos níveis de umidade]", diz Balbino. "Ela impede que o poluente chegue às vias aéreas e retém a umidade do ar dentro dela."

É importante ainda manter crianças hidratadas e evitar aglomerações. 

Posso fazer atividades físicas?

Seja no chamado estado de alerta (12% a 20%) como no estado de atenção (20% a 30%), a recomendação é de que se evite exercícios físicos ou trabalhos que exijam esforço físico no período do final da manhã até o final da tarde (entre 10h e 18h).

Frequentar parques ajuda?

Quem procura parques para obter um ar de melhor qualidade nestas condições comete um equívoco. Ainda que a concentração de árvores em um ambiente como esse ofereça mais umidade, o fato de ela ser uma "ilha" em meio à poluição traz consequências indesejadas, como grande concentração de ozônio, o que vai irritar ainda mais as mucosas.

Fazer atividades físicas em parques, sendo assim, não é uma solução para dias de baixa umidade. O mesmo vale para ambientes com ar condicionado, como academias, que deixam o ar ressecado e frio.

O ideal mesmo é evitar essa faixa de horário em que o ar está pior. Pode-se recorrer a lavar o nariz com soro fisiológico antes e depois dos exercícios para controlar o ressecamento nasal.

Tendência para os próximos dias

A qualidade do ar melhora gradativamente em São Paulo nesta semana, mas ainda inspira cuidados. Um sistema de alta pressão que atua sobre quase todo o país nesta semana impede a formação de nuvens —por isso o céu limpo—​ e só deve chover nos próximos dias ​no Norte, no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina.

Com o sol predominante durante os dias e a baixa umidade, a queda de temperatura à noite é brusca, podendo haver variação de mais de 10°C, para menos assim que ele se põe.

Nesta terça (17), a madrugada e a manhã devem ter bons índices de umidade, em torno de 50%. A tarde, porém, terá níveis parecidos com o desta segunda, ao redor de 20%.

Na quarta (18) à tarde há uma ligeira melhora, a 30%, com a boa notícia de que a manhã deve ter uma névoa úmida, com até 95% de umidade, o que fará a dispersão dos poluentes. A quinta (19) não tem névoa, mas a umidade vai de 70% no início do dia a até 30% à tarde. 

Os níveis ficam melhores na sexta, com variação prevista de entre 55% e 90%, segundo o Inmet.

Não é demais lembrar, todo cuidado com áreas de vegetação é pouco, já que o fogo se espalha muito rápido quando a vegetação está muito seca.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.