Após tentativa de fuga, Justiça interdita penitenciária em Minas Gerais

Juiz determinou que penitenciária não deve receber mais presos até superlotação ser regularizada

João Pedro Pitombo
Salvador

Após uma tentativa de fuga na madrugada desta segunda-feira (24), a penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, cidade da Grande Belo Horizonte, foi interditada pela Justiça de Minas Gerais. 

O juiz Wagner de Oliveira Cavalieri, da 1º Vara de Execuções Penais de Contagem, determinou que a penitenciária não deve receber mais nenhum preso até que regularize a atual situação de superlotação.

Atualmente, o presídio abriga cerca de 2.300 mil presos apesar de ter capacidade para apenas 1.640 detentos.

Penitenciária Nelson Hungria
Penitenciária Nelson Hungria. - Amadeu Barbosa/Jornal Hoje em Dia

A Justiça determinou ainda que a unidade tenha pelo menos 600 agentes atuando na guarda dos presos ao invés dos atuais 540.

Ao todo, cerca de 30 detentos fugiram da penitenciária Nelson Hungria em 2018. Na madrugada desta segunda-feira (24), um preso ficou ferido ao tentar fugir do presídio pelo telhado com o auxílio de uma corda.

Ao justificar sua decisão, o juiz afirma que o governo do estado não adotou providências para melhorar o sistema de segurança da penitenciária.

“Há uma inércia jamais vista por parte de autoridades responsáveis pela manutenção e funcionamento do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, transferindo o peso da responsabilidade para a atual direção e para os agentes que trabalham lá”, informou o juiz em sua decisão. 

Esta é a segunda vez no ano que a Justiça determina a interdição do presídio. Em abril deste ano, o mesmo juiz Wagner de Oliveira Cavalieri determinou a interdição parcial da penitenciária e limitou o número de presos a um máximo de 2.000. 

Em nota, a Secretaria de Administração Prisional de Minas Gerais informou que cumprirá a decisão judicial e destacou que tem realizado investimentos para melhorias no presídio e tem um processo seletivo em andamento para a contratação de novos agentes penitenciários.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.