São Paulo tem calor intenso neste fim de semana; veja dicas para se proteger

Em Pinheiros, na zona oeste da capital, temperatura máxima chega a 36,8ºC neste sábado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O último fim de semana da primavera –o verão começa na sexta-feira (21)– teve calor intenso em São Paulo. Neste sábado (15), a região de Pinheiros, na zona oeste, registrou temperatura máxima de 36,8ºC, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas). A média máxima da cidade foi de 34,4ºC.

O calor continua nos próximos dias. De acordo com o CGE, o domingo (16) terá sol e baixo índice de umidade nas horas mais quentes, com temperatura mínima de 21ºC e máxima de 33ºC. Há chance de chuva no fim da tarde.

Na segunda (17), as temperaturas variam entre 20ºC e 32ºC. No fim da tarde, a chegada de uma brisa marítima deve causar aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com trovoadas e rajadas de vento.

Veja abaixo quatro dicas para se proteger do calor dadas pelo professor Samuel Penna Wanner, do departamento de fisiologia da UFMG:

1) Evite doses exageradas de cafeína e álcool. A primeira é termogênica e aumenta o calor corporal; o segundo, diurético, ajuda a desidratar o corpo.

2) Programe as caminhadas. O melhor é fazer alguns intervalos para descansar durante a andança, de preferência na sombra ou em algum lugar que tenha ar-condicionado.

3) As recomendações “de sempre”, como beber muita água e evitar exposição exacerbada ao sol devem ser observadas por todos, mas principalmente por idosos que usam medicamentos diuréticos. Estudos mostram que o calor é mais perigoso para este grupo.

4) Fique atento à primeira urina do dia. Se sua coloração for mais escura que o normal, pode ser indício de uma desidratação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.