Depois de janeiro mais quente dos últimos anos, temperatura em SP ameniza

Capital registrou média de 31,8ºC em janeiro, segundo mês mais quente em 76 anos

São Paulo

Depois de dias de calor histórico, a semana promete temperaturas mais amenas e agradáveis para os paulistanos. Uma frente fria que avança desde a região Sul deve levar os termômetros para máximas de 24ºC, com mínima de 19ºC, já na segunda-feira (4).

O calor registrado em janeiro foi o segundo maior na média histórica, desde que as medições começaram a ser feitas em 1943. Com média de 31,8ºC, janeiro de 2019, atrás apenas para o mesmo mês de 2014, com 31,9ºC, até então, o maior calor registrado na cidade de São Paulo. 

Na sexta-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a cidade de São Paulo registrou seu recorde em 2019: 35,5ºC à sombra. Os termômetros oficiais são colocados em abrigos meteorológicos, fora da exposição direta do sol. 

Na lista dos sete janeiros mais quentes dos últimos anos, estão ainda 2015, com média de 31,5ºC e 2006 com 29,7ºC, segundo a Climatempo. O ano de 2018 não aparece no ranking. 

A frente fria que avança pela região Sudeste, acompanhada de massa de ar frio, deve quebrar o bloqueio atmosférico de massa de ar quente que estava posicionado sobre a região desde o início do ano. Foi o que impediu que os termômetros variassem em janeiro. 

“Essa frente fria chega com mais vontade, consegue quebrar o bloqueio, aumentando a chuva e baixando as temperaturas”, explica Marcelo Pinheiro, meteorologista da Climatempo.

“Pelo menos até quinta-feira, a capital terá dias mais amenos, com máximas que não passam dos 27ºC. As mínimas também ficam inferiores a 19ºC nas próximas madrugadas”, afirma. 

Além da frente fria, a intensificação de ventos marítimos ajuda a formar nuvens carregadas e deve trazer chuva intensa para o estado de São Paulo nos próximos dias, especialmente na região da Grande São Paulo e do litoral, onde há risco de alagamentos e cheia de rios e córregos.

Na capital, a chuva varia de moderada a forte e deve ser volumosa até o fim do dia. Também há previsão de ventos com intensidade variando entre moderada e forte. 
 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.