Depois de janeiro mais quente dos últimos anos, temperatura em SP ameniza

Capital registrou média de 31,8ºC em janeiro, segundo mês mais quente em 76 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de dias de calor histórico, a semana promete temperaturas mais amenas e agradáveis para os paulistanos. Uma frente fria que avança desde a região Sul deve levar os termômetros para máximas de 24ºC, com mínima de 19ºC, já na segunda-feira (4).

O calor registrado em janeiro foi o segundo maior na média histórica, desde que as medições começaram a ser feitas em 1943. Com média de 31,8ºC, janeiro de 2019, atrás apenas para o mesmo mês de 2014, com 31,9ºC, até então, o maior calor registrado na cidade de São Paulo. 

Na sexta-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a cidade de São Paulo registrou seu recorde em 2019: 35,5ºC à sombra. Os termômetros oficiais são colocados em abrigos meteorológicos, fora da exposição direta do sol. 

Na lista dos sete janeiros mais quentes dos últimos anos, estão ainda 2015, com média de 31,5ºC e 2006 com 29,7ºC, segundo a Climatempo. O ano de 2018 não aparece no ranking. 

A frente fria que avança pela região Sudeste, acompanhada de massa de ar frio, deve quebrar o bloqueio atmosférico de massa de ar quente que estava posicionado sobre a região desde o início do ano. Foi o que impediu que os termômetros variassem em janeiro. 

“Essa frente fria chega com mais vontade, consegue quebrar o bloqueio, aumentando a chuva e baixando as temperaturas”, explica Marcelo Pinheiro, meteorologista da Climatempo.

“Pelo menos até quinta-feira, a capital terá dias mais amenos, com máximas que não passam dos 27ºC. As mínimas também ficam inferiores a 19ºC nas próximas madrugadas”, afirma. 

Além da frente fria, a intensificação de ventos marítimos ajuda a formar nuvens carregadas e deve trazer chuva intensa para o estado de São Paulo nos próximos dias, especialmente na região da Grande São Paulo e do litoral, onde há risco de alagamentos e cheia de rios e córregos.

Na capital, a chuva varia de moderada a forte e deve ser volumosa até o fim do dia. Também há previsão de ventos com intensidade variando entre moderada e forte. 
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.