Áudios da PF ligam secretário de Segurança do AM a grupo de extermínio

Coronel da reserva da PM amazonense, Louismar Bonates nega ligação com o crime e diz que sua vida é pautada pela ética

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Manaus

Interceptações telefônicas da Polícia Federal colocam o atual secretário da Segurança Pública do Amazonas no centro de um círculo de pessoas envolvidas com grupo de extermínio, violência policial e com um apresentador suspeito de mandar matar para ganhar audiência na TV.

Coronel da reserva da Polícia Militar amazonense, Louismar Bonates assumiu o cargo de secretário em janeiro. Manaus é uma das capitais mais violentas do país, e está em meio a guerra de facções pelo controle do tráfico de drogas.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Louismar Bonates, alvo de interceptações telefônicas pela Polícia Federal - Pablo Trindade/AGIF/Folhapress

Em 2005, ainda na ativa na PM, ele foi um dos alvos de interceptações telefônicas da PF que deram base a uma operação policial que levou à prisão um grupo de PMs suspeito de ligação com extermínio de pessoas.

​Segundo relatório da PF obtido pela Folha, com o resumo das principais conversas interceptadas com autorização judicial, o nome de Bonates é citado 1.875 vezes em diversas situações, entre elas falando com o amigo Felipe Arce Rio Branco, tenente-coronel e ex-chefe do serviço de inteligência da PM.

Arce foi condenado, em agosto de 2017, a 33 anos de prisão pela morte do ex-policial civil Santos Clidevar Lima. 

Após ser preso pela PF, um traficante —que era genro de Clidevar—, disse ter pago R$ 12 mil a Arce pelo assassinato. As investigações levaram a PF a encontrar o corpo enterrado no sítio de Bonates, nas imediações de Manaus, segundo a polícia e a Promotoria.

Nesse mesmo sítio, segundo ligações telefônicas, Arce e Bonates realizavam encontros com a participação de outros suspeitos de participação do grupo de extermínio. 

As gravações apontam ligação de Bonates e de Arce com o então deputado Wallace Souza (1958-2010), apresentador do programa de TV “Canal Livre”, e suspeito de mandar matar pessoas para aumentar audiência na TV.

Wallace é tema de um documentário da Netflix, “Bandidos da TV”, que reconstrói a trajetória do apresentador. Arce é outro que aparece no documentário.

Em uma conversa interceptada, em julho de 2005, ele fala de um espancamento. Diz que “prendeu um conterrâneo" e que deu “um bocado de porrada nesse filho da puta”. Quando o interlocutor pergunta se “encheu ele de bolo” [palmatória], Bonates responde: “Bolo uma porra, vou perder tempo dando bolo? Tem coturno pra quê?"

Outro oficial da PM que aparece em uma série de telefonemas com Bonates é o hoje coronel Jair Martins da Silva, conhecido como “Urso”.

Em 2008, Martins foi acusado de participar de um grupo suspeito de encomendar a morte de um pistoleiro que havia recusado a missão de matar uma juíza no estado. 

Também fazia parte do grupo, o soldado da PM Givanil de Freitas Santos e, ainda, Raphael Wallace Souza, filho de Wallace Souza, o apresentador de TV. 

Questionado pela Folha sobre o fato de Bonates não figurar entre os suspeitos da morte da pessoa enterrada na chácara dele, o promotor de Justiça Edinaldo Medeiros, respondeu, via assessoria de imprensa, que os autores do homicídio eram, de fato, policiais militares, mas que não havia indícios suficientes contra o então tenente-coronel Bonates.

“Quando presos, os policias indicaram o local onde o corpo foi enterrado, revelando, inclusive, detalhes, como o fato de a vítima teve de cavar a própria cova antes de ser morta. O local onde o corpo foi encontrado era uma chácara que pertencia ao coronel Louismar Bonates que, segundo os depoimentos, era frequentada pelo coronel Arce e outros policiais. Embora fosse proprietário do local, as investigações não apontaram indícios de participação do coronel Bonates nesse fato”, afirmou, em resposta por escrito.

CONTATO COM A FDN

Não foi a única vez que Bonates apareceu em investigação da PF.  Em 2015, quando era secretário de administração penitenciária, a Operação La Muralla descobriu que ele havia se encontrado com José Roberto Barbosa, o Zé Roberto da Compensa, um dos fundadores da facção Família do Norte (FDN), a maior do Amazonas.

Da conversa, ocorrida na biblioteca de um presídio de Manaus, teria saído um acordo pelo qual Bonates se comprometeu a não transferi-lo e a tirar dois pavilhões do controle da facção rival Primeiro Comando da Capital (PCC). Em troca,  Zé Roberto se comprometia a pacificar os presídios.

"A FDN saiu fortalecida deste lamentável episódio, alcançando domínio absoluto do sistema prisional”, diz o relatório da PF na época. A suposta contrapartida, porém, não aconteceu: em 2017 e neste ano, a facção protagonizou duas das maiores matanças do sistema carcerário brasileiro, com um saldo de 122 assassinatos.

O relatório da PF foi remetido para o Ministério Público estadual, mas Bonates novamente não foi acusado, desta vez sob a alegação de que “não reunia informações suficientes sobre crimes da esfera estadual”.

"Por isso, o MPAM pediu abertura de inquérito por parte da Polícia Civil do Amazonas e as investigações estão sendo tratadas por três promotorias. O Ministério Público está aguardando a remessa do inquérito policial para que os promotores de Justiça responsáveis tomem as providências cabíveis”, afirmou em nota à imprensa publicada em maio, quando o massacre de 55 presos trouxe de volta à tona o suposto acordo de Bonates com a FDN.

Na época, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), defendeu o seu secretário. Sem entrar no teor do relatório, ele afirmou à Folha que Bonates não sofre nenhum processo judicial nem é alvo de investigação do Ministério Público.

OUTRO LADO

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Louismar Bonates, procurado pela Folha, nega qualquer envolvimento com ações criminosas.

Bonates diz que “sua vida pessoal e sua carreira militar pela ética, o respeito e o cumprimento das leis”.
“O secretário repudia a tentativa de associar seu nome a qualquer tipo de ação ilícita e vê o resgate de assuntos velhos e já devidamente esclarecidos e desmentidos, uma ação com o claro objetivo de persegui-lo.”

Sobre a amizade com o coronel Arce, ele diz que eles são amigos há cerca de 30 anos, com quem “teve participação societária na empresa dele por um tempo”. “Mas não tem qualquer responsabilidade com supostas irregularidades fiscais mencionadas. Além disso, as ilações que buscam implicá-lo em outras supostas ilicitudes, imputadas a Arce, são estapafúrdias e criminosas e se pautam, tão somente, na relação de amizade entre ambos.”

Ainda em resposta à Folha, o secretário diz ver na reportagem um viés político. “É uma ação política que visa, através de calúnias e mentiras, atingir a imagem e o trabalho em desenvolvimento na Secretaria de Segurança Pública, que, nestes primeiros seis meses, alcança resultados expressivos, como a redução de homicídios, latrocínios, roubos e furtos ao menor patamar dos últimos quatro anos.”

Bonates nega que um cadáver tenha sido encontrado em seu sítio, conforme afirma polícia e a Promotoria. Diz que o corpo foi localizado “em um ramal de acesso a vários sítios na zona rural de Manaus”.

Por fim, o secretário nega que foi amigo e ou teve relação de proximidade com o ex-deputado Wallace Souza e “repudia a intenção de estabelecer entre ambos uma vinculação que nunca existiu”.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.