Descrição de chapéu Obituário Mario Franco (1929 - 2019)

Mortes: 'Engenheiro com alma de arquiteto', fugiu do fascismo

Mario Franco morreu nesta quarta (4) em São Paulo, aos 90 anos

Júlia Zaremba
São Paulo

Mario Franco foi responsável pela construção de mais de 2.000 projetos de arquitetos brasileiros, entre eles Vilanova Artigas (1915-1985), Paulo Mendes da Rocha e Ruy Ohtake

Entre suas construções mais emblemáticas estão o Othon Palace Hotel (no centro de São Paulo), a sede do Citibank (na avenida Paulista) e o Centro Empresarial Nações Unidas (na zona oeste da capital). 

Nascido em Livorno, na região da Toscana, na Itália, em 1929, emigrou com os pais e a irmã para o Brasil em meio à ascensão do fascismo na Itália e ao início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Como judeus, foram impedidos de frequentar a escola e trabalhar. 

O engenheiro Mario Franco (1929-2019)
O engenheiro Mario Franco (1929-2019) - Arquivo pessoal

A família, que não sabia uma palavra de português, se instalou na capital paulista. 

Franco, sempre ligado às artes, formou-se em engenharia na década de 1950 pela Escola Politécnica da USP. Mas o que queria mesmo era ser arquiteto. Amigos diziam que se tornou um engenheiro com alma de arquiteto. 

Deu aulas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e trabalhou até os 88 anos no escritório do qual era sócio, em São Paulo. No tempo livre, gostava de velejar e de assistir a óperas. 

O bom humor e a elegância eram as suas marcas registradas. E a inteligência: os filhos costumavam brincar que cada um havia herdado uma parte dela. 

O engenheiro Mario Franco (1929-2019)
O engenheiro Mario Franco (1929-2019) - Arquivo pessoal

Uma das últimas celebrações das quais participou foi a festa de 50 anos de casado com a segunda esposa, Ilda. Mesmo internado no hospital, fez questão de planejar os detalhes do evento. 

Morreu nesta quarta (4), aos 90 anos, em decorrência de uma pneumonia. Deixa a esposa, cinco filhos e quatro netos. 

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.