Covas melhora e começará 2º ciclo de quimioterapia contra câncer no estômago

Sessão de 30 horas será realizada nesta terça (12); embolia pulmonar diminuiu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O prefeito Bruno Covas (PSDB) passará nesta terça-feira (12) pelo segundo ciclo de quimioterapia contra um câncer no estômago. 

De acordo com boletim do hospital Sírio-Libanês, a decisão aconteceu porque o prefeito apresenta boas condições clínicas.

Ele está internado para tratar de uma embolia pulmonar. A quimioterapia, tratamento contra o câncer, poderia ser feita de maneira ambulatorial.  

Na semana passada, ele teve a alta adiada devido a um cóagulo no átrio direito, a cavidade do coração que recebe o sangue venoso. "Os trombos estão sob controle e já diminuíram, por isso a medicação anticoagulação, que era por via intravenosa, passou a ser administrada por via subcutânea", diz a nota do hospital.

A duração prevista do ciclo de quimioterapia é de cerca de 30 horas. Ele já passou pela primeira fase desse tratamento. 

Covas, 39, recebeu na segunda-feira (28) diagnóstico de câncer localizado entre o estômago e o esôfago, com metástase no fígado. 

Covas é acompanhado por equipe coordenada pelo infectologista David Uip. 

DIAGNÓSTICO

Apesar de estar em tratamento, ele continua despachando do quarto do hospital e bastante ativo nas redes sociais. 

“Não tenho, claro, a energia para trabalhar 14, 15 horas por dia como eu trabalhava. Mas dá para trabalhar umas 8, 9”, brincou o prefeito Bruno Covas (PSDB) em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo, ao falar da sua saúde.

Voltou a afirmar que está em plenas condições físicas e psicológicas de exercer o cargo e disse que, se em algum momento não tiver, não tem qualquer “apego ao poder”.

O prefeito relatou que, quando recebeu o diagnóstico da doença, “o chão caiu”. “Você perde completamente noção da realidade: mas como assim?” O prefeito contou que chorou na ocasião e que volta e meia se segura para não chorar mais um pouco.

Apesar de afirmar ter medo de que a doença prevaleça, disse que está muito confiante na sua recuperação. “Tenho certeza de que em breve vou estar 100%.”

Covas relatou ainda que os médicos lhe deram a opção de fazer um tratamento mais agressivo, com mais efeitos colaterais, ou um menos agressivo. Escolheu a primeira opção, para se recuperar mais rápido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.