Descrição de chapéu Obituário Christiane Marcondes Alves de Brito (1959 - 2020)

Mortes: Com ousadia, chegou a Carlos Drummond de Andrade

Christiane Marcondes Alves de Brito era jornalista e escritora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Como chegar a um poeta famoso e ter um desejo atendido por ele? Aos 26 anos, a jornalista e escritora Christiane Marcondes Alves de Brito utilizou uma boa dose de ousadia para realizar um sonho: entrevistar Carlos Drummond de Andrade.

Em uma carta, ela escreveu o quanto admirava seus versos. A resposta chegou da mesma forma e a entrevista aconteceu via correspondência. Como na época estava desempregada, o trabalho só foi publicado 25 anos depois, no veículo para o qual trabalhava.

Christiane nasceu em São Paulo e se formou em jornalismo da PUC-SP. “Seu texto era espetacular, de grande escritora. Tinha muita poesia”, conta o companheiro, o jornalista, escritor e historiador José Carlos Ruy, 69. Publicou um livro: “Intrépido Colosso”, biografia do imigrante grego Demetre Markakis.

Christiane Marcondes Alves de Brito (1959-2020) e o professor Wladyr Nader
Christiane Marcondes Alves de Brito (1959-2020) e o professor Wladyr Nader - Arquivo pessoal

Além do jornalismo e da carreira de escritora, Christiane trabalhava com questões relacionadas ao idoso. “Em março de 2019, ela fez o primeiro encontro chamado Café do Idoso, em Perdizes (zona oeste), para reunir pessoas interessadas no assunto, principalmente cuidadores de pessoas com mal de Alzheimer.

Agora, iria lançar o programa de rádio Velha é a sua Avó, na rádio Oceânica, mas não houve tempo”, diz Ruy.

Com a sua morte, em 16 de março, muitos projetos deixaram de ser concretizados, entre eles a biografia da avó, a escritora Hilda César Marcondes da Silva, autora de livros de conto, historiadora, fundadora da
Academia de Letras de Pindamonhangaba e membro da União Brasileira de Escritores.

Outro projeto era construir chalés para idosos em situação de rua em um terreno que tinha em Campos do Jordão (181 km de SP).

Christiane Marcondes Alves de Brito morreu aos 60 anos. A causa da morte não foi informada. Deixa marido, uma filha, dois netos e a mãe.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.