Descrição de chapéu Obituário João França (1960 - 2020)

Mortes: Ator, imitou a arte no amor dedicado aos amigos

João França participou de peças e de várias produções cinematográficas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Entre tantas histórias bonitas de amizade que as telas dos cinemas retratam, uma delas ganhou continuidade na vida real: aquela entre o diretor de cinema Felipe Iesbick, 28, e o ator e locutor João França.

“Conheci pessoalmente o João em 2012, quando estava produzindo um curta para a faculdade, o ‘Matador de Bagé’. Já o via na TV e no cinema. Fiz o convite para ele participar de um projeto sem imaginar que ele toparia, mas ele aceitou”, conta Felipe.

No ano seguinte, o filme lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Gramado.

João França (1960-2020)
João França (1960-2020) - Reprodução/Facebook

Após a primeira produção, os dois nunca mais se largaram. Além da amizade, vieram outros trabalhos: três curtas, duas séries para a TV e um jogo de videogame.

Em 2015, mais um curta do amigo Felipe Iesbick (“Por onde anda o Rock And Roll”) lhe deu o título de melhor ator no Prêmio Histórias Curtas, da RBS, para quem o filme foi feito.

João participaria da sétima produção de Felipe, “Noite Macabra”, um curta que mistura terror, ação e comédia, mas não houve tempo de gravar. Em 18 de março, ele passou mal em casa e morreu. Como estava doente, João faria apenas uma participação de voz, no papel de um radialista.

A parceria que o trabalho proporcionou era alimentada pelas afinidades entre os amigos. “Tínhamos coisas em comum, como filmes, livros e o gosto pelo rock. Não pensava em nada sem considerar a participação dele”, diz Felipe.

João França nasceu em Porto Alegre (RS) e estudou direito, mas não concluiu o curso para abraçar a carreira de ator. Participou de peças e de várias produções cinematográficas.

“O João era um amigo caloroso e profissional excepcional. Apostava em gente nova, em começo de carreira. Eu o via como meu segundo pai”, afirma Felipe.

João morreu aos 59 anos. Deixa a esposa. A causa da morte não foi divulgada.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.