Prefeitura de SP reabre largo do Arouche às vésperas de inauguração

Obra está em fase de acabamento; revitalização do centro é aposta de Covas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A gestão Bruno Covas (PSDB) reabriu trecho interditado para obras de revitalização no largo do Arouche, no centro de São Paulo.

Tapumes foram retirados do local e uma via para carros que liga a São João à rua do Arouche foi reaberta, permitindo a passagem de carros e pedestres.

Obras de revitalização do centro, como as do Arouche, são uma das apostas como vitrine eleitoral de Covas, que tentará a reeleição.

Os trabalhos para reformar a praça começaram em abril do ano passado, com patrocínio da iniciativa privada. A primeira etapa da obra, com estimativa de término na próxima semana, tem custo previsto em R$ 2,3 milhões.

As obras incluem pavimentação e nivelamento do passeio do largo, além de instalação de  instalação novo mobiliário urbano (bancos, papeleiras, paraciclos, bebedouros, balizadores e guarda-corpos).

Largo do Arouche, em obras desde o ano passado, teve interdições finalizadas
Largo do Arouche, em obras desde o ano passado, teve interdições finalizadas - Zanone Fraissat/Folhapress

No local, o piso de concreto e alargamento de calçadas foi concluído. No entanto, segundo funcionários da obra, ainda falta a parte de acabamento, que inclui polimento do piso e pintura —no momento, há ainda, por exemplo, monumentos pichados e sujos.

Apesar da melhora da aparência da praça, comerciantes do mercado de flores que fica ali criticaram o fato de a prefeitura ter transformado um ponto de parada por 15 minutos para estacionamento em zona azul, diminuindo a clientela, que ficaria sem lugar para parar o carro.

A reportagem fez questionamentos sobre a obra à prefeitura, que informou que quem tem se pronunciado sobre a reforma é a Associação Viva o Centro, que administra o projeto. A entidade, porém, afirmou que o único autorizado a falar sobre o assunto é seu presidente, Milton Luiz, que está em viagem ao exterior.

A Associação Viva o Centro recebeu doações de patrocinadores, segundo a prefeitura. Além disso, há apoio da Câmara de Comércio França-Brasil, que fez a captação de recursos junto a empresários.

A reforma era uma promessa de João Doria (PSDB), que abandonou a prefeitura para virar governador. No entanto, só começou a sair do papel com Covas.

Além do Arouche, o prefeito conta com obras do Anhangabaú como uma de suas vitrines.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.