Sobrevoo de helicóptero da polícia perto de cemitério assusta moradores de Pinheiros, em SP

Aeronave participava de busca a um homem que fugiu de operação da PM

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dezenas de moradores de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, relataram cenas de medo no início da madrugada desta sexta-feira (24). O motivo: o sobrevoo do helicóptero Águia da Polícia Militar com a luz da lanterna direcionada para os arredores do cemitério São Paulo, localizado na rua Cardeal Arcoverde.

No mesmo local, a presença de viaturas da polícia também chamou a atenção da vizinhança.

As equipes policiais faziam buscas a um homem que fugiu de operação da PM e teria se escondido no cemitério. Ele não foi encontrado.

"Os moradores de Pinheiros em polvorosa com o helicóptero que está há uns bons minutos sobrevoando nossas cabeças. Nessa quarentena qualquer coisa vira o mistério da semana", resumiu uma vizinha do cemitério sobre o fato que assustou o bairro.

Nas redes sociais, os moradores compartilharam fotos, vídeos, relatos e desconfianças sobre o helicóptero que faz parte do patrulhamento aéreo da Polícia Militar e dá apoio às operações terrestres.

Não faltaram especulações sobre uma suposta quadrilha que faria roubos no cemitério ou suposições sobre a gravação de alguma série protagonizada por zumbis. A Polícia Militar não confirma nenhuma das informações.

Muitos dos que descreveram a cena definiram o fato como "o mistério do helicóptero" e disseram que iriam dormir curiosos sem saber o motivo do sobrevoo.

Outros relacionaram a presença do helicóptero à decisão da prefeitura de São Paulo de autorizar os sepultamentos noturnos. A medida faz parte de um plano de contingência para garantir o funcionamento adequado do serviço funerário durante a pandemia da Covid-19, a doença provocada pelo coronavirus.

Segundo a decisão anunciada pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), os sepultamentos podem ocorrer após o horário convencional (18h). A prefeitura contratou 220 coveiros e outros 200 profissionais serão contratados para trabalharem no período noturno, caso ocorram mais de 400 sepultamentos por dia. No entanto, isso ainda não aconteceu na cidade.

O caso de Pinheiros não é o único episódio recente de um helicóptero que assusta moradores de São Paulo durante a madrugada. Em agosto de 2019, helicópteros e explosões luminosas e barulhentas em ruas com as luzes apagadas levaram pânico ao centro. A cena distópica fazia parte das gravações da série de TV "Conquest", produzida pelo americano Keanu Reeves e filmada na capital paulista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.