Descrição de chapéu Obituário Alice Machado de Andrade (1937 - 2020)

Mortes: Com temperos, aromas e livros levou amor à família

Alice Machado de Andrade era mestre em culinária

São Paulo

Quando o assunto era culinária, Alice Machado de Andrade não perdia para ninguém. Caprichosa, executava pratos típicos de vários países, como a Síria, de onde vinha a família do marido, Nelson Moisés de Andrade.

"Tia Alice me incentivou a cozinhar. Vendo que eu me interessava, me punha a fazer tarefas que uma criança podia fazer na cozinha, como descascar nozes para a torta de Natal", conta o jornalista Fabio Pagotto, seu sobrinho.

Além da cozinha, outro cômodo da casa de Alice a encantava. Em sua biblioteca se achava de tudo. As obras eram mais um motivo para unir a família, já que todos trocavam livros.

Alice Machado de Andrade (1937-2020) e o marido Nelson Moisés de Andrade
Alice Machado de Andrade (1937-2020) e o marido Nelson Moisés de Andrade - Arquivo pessoal

Alice nasceu em São José do Rio Preto (438 km de SP). Era a quarta de seis filhos do casal Avelino Abílio Machado e Luzia Pedroso Machado.

Aos seis anos, a família mudou-se para São Paulo quando o pai conseguiu emprego como técnico de refrigeração na fábrica da Brahma, no Paraíso (zona sul de SP).

Ela estudou secretariado, mas nunca exerceu a função. Casou-se com o amor da adolescência em 1959. Nelson chegou a ter cinco papelarias e uma gráfica, mas abriu falência alguns anos depois.

Assim, a habilidade culinária de Alice virou profissão. Com a irmã, fez banquetes e festas para ajudar a família.

Alice era guerreira. Dona de personalidade forte, inteligência, humor ácido e excesso de doçura.

Sua casa era a sede das festas familiares. Amava os sobrinhos e netos e por isso os mimava preparando os pratos favoritos de cada um.

Há tempos, Alice Machado de Andrade andava doente, com pressão alta, diabetes e demência senil. Ela morreu dia 3 de julho. Viúva, deixa três filhos e três netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.