Folha estreia blog sobre deficiência visual

Haja Vista será produzido pelo jornalista Filipe Oliveira, na Folha desde 2011

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha estreará nesta sexta-feira (18) o blog "Haja Vista", produzido pelo jornalista Filipe Oliveira, 31, repórter da coluna Painel S.A.. A plataforma ficará ligada à editoria de Cotidiano.

A ideia nasceu de um projeto pessoal do jornalista, de crônicas autobiográficas, enfocadas em contar como é conviver com a deficiência visual.

Além do formato de crônicas, o blog terá entrevistas e notícias sobre o assunto. O canal será informativo, mas também bem-humorado.

"De forma atraente, pretendo passar ao leitor como é andar com o apoio de uma bengala, as definições de audiodescrição e leitor de tela, por exemplo, e como essas coisas se inserem no dia a dia", afirma Oliveira.

"Também vou escrever sobre os aprendizados que a diminuição da visão trouxe para a minha vida, como a leitura em braille e andar sozinho com segurança."

Ele recebeu aos oito anos o diagnóstico de retinose pigmentar, doença degenerativa que leva à cegueira total. Atualmente, o jornalista tem 5% da visão.

Filipe Oliveira está na Folha desde 2011 e, antes deste, produziu o ​blog Plano de Negócios, entre junho de 2016 e setembro de 2019.

Filipe Oliveira, repórter do Painel SA
Filipe Oliveira, repórter do Painel SA - Arquivo pessoal
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.