Descrição de chapéu datafolha

47% estão insatisfeitos com mobilidade urbana, segundo Datafolha

Encomendada pela empresa 99, pesquisa ouviu moradores de seis capitais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quase metade (47%) dos moradores de seis grandes capitais brasileiras estão insatisfeitos com a mobilidade urbana, mostra pesquisa Datafolha encomendada pela 99, empresa de transporte por aplicativo.

O levantamento, que aponta a percepção da população das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador a respeito de mobilidade integrada e hábitos de transporte, ainda mostra que 62% se mostraram preocupados com os congestionamentos no período pós-pandemia.

A maioria (64%) dos ouvidos pelo Datafolha diz acreditar que o uso de carro particular piora a mobilidade urbana. Já para 68%, a existência de carros por aplicativo diminui a necessidade de ter um veículo próprio.

Questionados a respeito de soluções para melhorar o deslocamento das pessoas nessas cidades, 86% defendem que o uso de transporte coletivo ou compartilhado deveria ser incentivado.

Como alternativa para evitar os congestionamentos comuns nas capitais antes da pandemia, 79% apontam que o transporte combinado, com o uso dois ou mais meios de transporte, pode ser uma solução vantajosa para se locomover. Outros 73% afirmam que a utilização de carro por aplicativo colabora com a fluidez do trânsito.

O Datafolha ouviu 1.510 pessoas com 18 anos ou mais, pertencentes a todas as classes econômicas, nas seis capitais, entre os dias 9 e 24 de outubro de 2020. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

​Oficinas

Em parceria com o IAB-SP (Instituto de Arquitetos do Brasil) e o Instituto Aromeiazero, a 99 vai realizar oficinas em bairros da periferia da capital paulista com objetivo de estimular o debate sobre mobilidade urbana e identificar as necessidades dos moradores dessas regiões.

Entre novembro e dezembro, encontros online com moradores do Jardim Pantanal, Cidade Tiradentes (ambos na zona leste), Parque Pinheirinho D’Água, Parque Novo Mundo (ambos da zona norte) e Jardim Gaivota (zona sul) vão servir para reunir essas reivindicações

Esse material, assim como uma agenda de mobilidade desenvolvida para cada território, serão entregues ao novo prefeito e aos vereadores eleitos, segundo a 99, na primeira quinzena de janeiro de 2021.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.