Descrição de chapéu drogas

Veleiro com 1,5 tonelada de cocaína é interceptado a 270 km da costa brasileira

Operação foi conduzida pela Polícia Federal e Marinha, em parceria com agências internacionais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

Um veleiro com 1,5 tonelada de cocaína foi interceptado em águas brasileiras neste domingo (14) a cerca de 270 quilômetros da costa, na altura do estado de Pernambuco.

Os cinco tripulantes do veleiro, todos brasileiros, foram detidos no interior da embarcação e foram conduzidos para a Superintendência da Polícia Federal no Estado de Pernambuco, onde permanecem presos.

A operação foi conduzida pela Marinha e Polícia Federal com o emprego do Navio-Patrulha Oceânico Araguari, que interceptou o veleiro que seguia em direção à Europa.

Polícia Federal e Marinha apreendem 1,5 tonelada de cocaína em veleiro na costa brasileira. ( Foto: : Marinha do Brasil/Divulgação ) - Marinha do Brasil/Divulgação

O veleiro foi escoltado até a costa brasileira e aportou no Recife na manhã desta terça-feira (16). De acordo com a Polícia Federal, os cerca de 70 pacotes de cocaína apreendidos no veleiro serão incinerados.

A operação foi realizada em parceria com três entidades internacionais de combate ao narcotráfico: a Centro de Análise e Operações Marítimas de Lisboa, de Portugal, a NCA (National Crime Agency), do Reino Unido e Agência de Repressão às Drogas (DEA, na sigla em inglês), dos Estados Unidos.

Em nota, Marinha do Brasil destacou o papel da cooperação e troca de informações com instituições internacionais no sucesso da operação.

“Isso reforça a necessidade de uma vigilância constante da costa brasileira, nossa Amazônia Azul”, afirmou o Capitão de Mar e Guerra Paulo Freitas, comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste.

A Marinha também destacou a importância de aprimorar o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, cuja missão de monitorar e controlar os 5,7 milhões de quilômetros quadrados das águas jurisdicionais brasileiras.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.