Descrição de chapéu trânsito

Policiais militares são afastados por denúncia de agressão durante ocorrência de trânsito em SP

Agentes teriam amarrado pernas e jogado spray de pimenta em rosto de motorista; corporação investiga conduta inadequada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Policiais militares foram afastados e estão sendo investigados por agressões a um motorista durante o atendimento a uma ocorrência de acidente de trânsito sem vítimas na noite do dia 1º de maio, no Grajaú, extremo zona sul da capital paulista.

Os agentes do 50º Batalhão foram acionados para o local de uma colisão frontal entre dois veículos na avenida Amos Comenius. Segundo os policiais, um dos condutores, que não era habilitado, estava alterado e agressivo.

Imagens mostram momento em que policial traz corda para amarrar motorista
Imagens mostram momento em que policial traz corda para amarrar motorista; imagens foram recebidas pela Folha com marca d'água - Reprodução

Por isso, teria sido necessária a contenção e retenção do homem no compartimento de presos da viatura. Ainda de acordo com os agentes, para garantir a própria integridade do motorista, que estaria sendo ameaçado por outras pessoas. Sua identidade não foi divulgada.

No interior da viatura, o motorista teria quebrado o vidro traseiro do veículo, causando lesões em seu braço esquerdo, sendo novamente contido e, desta vez, algemado. Durante a contenção, ainda segundo os agentes, ele teria desacatado os policiais com palavrões e ameaçado atirar na viatura quando saísse da delegacia.

A equipe então conta que foi até a sede da 3ª Companhia da PM para trocar de viatura já que havia risco de ferimento do condutor com o vidro quebrado.

Em investigação preliminar, foram analisadas as imagens do momento em que a equipe esteve na sede policial —essa gravação foi tornada pública nesta quarta-feira (12).

As imagens mostram o condutor sendo colocado no camburão da nova viatura e cercado por ao menos seis agentes. Um dos PMs traz uma corda e amarra as pernas do homem. Agentes também disparam spray de pimenta contra ele. Os policiais riem enquanto o motorista permanece imóvel dentro do veículo. A ação dentro do estacionamento durou em torno de 20 minutos, quando o carro deixa o local.

Os policiais apresentaram a ocorrência no 101º DP, de flagrante por dano e desacato e crime de trânsito. Segundo eles, o detido voltou a ameçar os PMs, dizendo que é de facção criminosa, o que foi registrado no Boletim de Ocorrência.

A PM, sob gestão de João Doria (PSDB), afirma que tomou conhecimento do caso por meio de uma denúncia anônima e afastou os agentes.

"As condutas de todos os policiais mostrados nas imagens estão sendo rigorosamente apuradas em Inquérito Policial Militar e aqueles que tiveram atuação direta no emprego do gás de pimenta e na condução da ocorrência estão afastados do serviço operacional", afirmou a corporação em nota em que se diz "implacável contra pontuais desvios de conduta". Não foi mencionado quantos são os policiais envolvidos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.