Reforma da esquina da Ipiranga com São João celebra Adoniran e deixa Caetano de fora

Projeto da prefeitura vai homenagear personalidades ilustres da história de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo prevê reformar a esquina mais famosa da cidade —a do cruzamento da Ipiranga com a avenida São João— para torná-la um novo ponto de visitação no centro histórico da capital paulista.

Ainda em fase inicial, o projeto de requalificação urbana será licitado pela gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB). O valor das obras foi orçado em R$ 4,8 milhões, e ainda não há data para o início do certame.

Praça ao lado da famosa esquina irá ganhar área de descanso
Praça ao lado da famosa esquina irá ganhar área de descanso - Reprodução/Prefeitrua SP

Compositor da música "Sampa", que eternizou o cruzamento no centro de São Paulo, o baiano Caetano Veloso ficará de fora das homenagens dedicadas a dois dos maiores nomes da música popular paulistana, Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini, que vão ganhar estátuas a serem instaladas na calçada. Vanzolini é autor do clássico paulistano "Ronda", canção que inspirou Caetano a escrever o trecho "alguma coisa acontece no meu coração / só quando cruzo a Ipiranga com a avenida São João".

De acordo com o secretário de Urbanismo e Licenciamento, César Azevedo, as obras integram o plano de requalificação da região central do município. "A ideia é que quem mora na cidade e também os turistas passem a visitar essa famosa esquina. Uma das nossas metas é resgatar o centro", diz ele.

Está prevista ainda padronização das fachadas dos prédios no entorno do cruzamento, que irão ganhar um revestimento padrão em um estilo que remete a uma São Paulo antiga, além de iluminação especial e grafites nas paredes externas dos edifícios históricos.

De acordo com os desenhos do projeto, o estilo retrô também estará presente na versão remodelada das placas das avenidas Ipiranga e São João, assim como nos postes de luz.

Mais uma atração prevista é a instalação de quatro estátuas no local. Além de Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini, vão ser homenageadas duas figuras tradicionais da cultura paulistana que quase não existem mais: o fotógrafo lambe-lambe e o tocador de realejo.

Cada escultura será colocada em uma das quatro esquinas do cruzamento —a de Vanzolini deve ter um banco ao seu lado, para que os visitantes possam tirar fotos com a estátua.

A intervenção mais recente na esquina das duas avenidas aconteceu em 2015. Na ocasião, o espaço para quem anda a pé foi ampliado, e a faixa de pedestres ganhou um desenho em “x” inspirado no famoso cruzamento entre as ruas Regent e Oxford, no bairro do Soho, onde está localizada a estação de metrô mais movimentada de Londres.

As faixas em formato cruzado permitem que as pessoas atravessem o cruzamento em diagonal.

Retrofit

Outra aposta da prefeitura para requalificar o centro será o lançamento de um modelo de concessão dos edifícios públicos para a iniciativa privada, que deverá fazer obras de retrofit em troca da exploração comercial dos endereços.

"A requalificação do centro passa por uma série de incentivos fiscais", diz o secretário.

Ele se refere a uma lei municipal sancionada pelo prefeito há cerca de um mês que determina que confere isenção para obras que transformem prédios ociosos do centro em unidades habitacionais.

A região é uma das que concentra o maior número de imóveis vazios na cidade. O problema é causado tanto pelo alto valor dos aluguéis, que empurra a população mais pobre para as periferias, quanto pela deterioração do entorno.

Recentemente, outro projeto de requalificação urbana, a construção do Boulevard Brás, na região de comércio popular, causou atrito entre ambulantes e a prefeitura.

Os camelôs reclamam de não terem sido incluídos no projeto, que irá transformar a rua Tiers, uma das mais movimentadas, em um boulevard para pedestres. O caso está sob análise da Promotoria de Direitos Humanos que deve convocar uma audiência pública para discutir o tema.

Há previsão ainda de uma intervenção parecida na rua General Osório, também na região central, onde se concentram lojas de peças para motos. Os empresários têm se reunido com a administração municipal para revitalizar a via.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.