Sem vacina, três irmãos morrem em decorrência da Covid-19 em SC

Mortes ocorreram em intervalo de oito dias; irmãos eram agricultores e tinham 48, 51 e 52 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

Três irmãos, moradores de São João do Sul, na região sul de Santa Catarina, que não tomaram a vacina contra a Covid, morreram por complicações em decorrência da doença em um intervalo de oito dias.

Duas mortes foram registradas no dia 13 de setembro e a terceira nesta terça-feira (21).

A secretária Rejane Borba afirma que os irmãos não se vacinaram por escolha pessoal, mas diz que desconhece os motivos que levaram à decisão. Ela ressalta que o município disponibilizou a vacina em várias datas, inclusive em mutirões aos sábados.

Profissional de saúde coloca agulha e suga líquido de dentro de frasco com vacina contra a Covid; é possível ver sómente as mãos do/da profissional em ação
Frasco com dose de vacina contra a Covid - Rivaldo Gomes/Folhapress

“As agentes comunitárias avisaram nas casas os dias da vacina para cada grupo e nas redes sociais, no WhatsApp, que elas têm grupos das comunidades. Mas nós não vamos em casa buscar um paciente que não quer fazer a vacina, porque é um direito dele não querer fazer”, explica ela.

“O recado que [esse caso] deixa é a necessidade de imunização. Nós acreditamos que se eles tivessem sido imunizados não teria acontecido ou não teria acontecido com os três”, diz a secretária municipal.

As vítimas eram Deneci Carboni, 51, Denilde Carboni, 52, e Valdir Carboni, 48. Os três trabalhavam como agricultores na região. Os irmãos não foram os únicos infectados da família. A Secretaria de Saúde, porém, disse que não poderia divulgar mais detalhes a respeito.

Ao Uol, um irmão mais velho das vítimas, Altair Carboni, 55, disse que suas irmãs não tomaram a vacina por "falta de informação, falta de divulgação dos motivos para tomar. Como tinham diabetes, elas tinham medo de tomar e complicar a saúde delas". Já o irmão Valdir não tomou a vacina, pois precisava trabalhar.

Depois da notícia de que os três irmãos foram intubados, a secretária de Saúde conta que um número elevado de pessoas que ainda não havia se vacinado procurou os serviços públicos para receber a primeira dose. Os irmãos foram internados na cidade de Sombrio, a 26 quilômetros.

​São João do Sul, que tem 7.332 habitantes, de acordo com estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), está vacinando o público a partir de 18 anos, como divulgado nas redes sociais da prefeitura. A vacinação para adolescentes também já foi iniciada.

O boletim epidemiológico municipal aponta que, até o início da tarde desta quinta-feira, foram aplicadas 9.257 doses —5.792 primeiras doses e doses únicas e 3.465 segundas doses.

Ao todo, desde o início da pandemia, o município registrou 1.018 casos confirmados de Covid e 18 mortes, de acordo com dados de quarta-feira da Secretaria Municipal de Saúde, os mais recentes divulgados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.