Descrição de chapéu Obituário Elenir Lopes Burrone de Freitas (1944 - 2021)

Mortes: Cativante e genial, despertou nos alunos o amor pelos livros

Elenir foi professora de redação, literatura e português

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pasárgada, do poema de Manuel Bandeira, é o nome da oficina literária da professora Elenir Lopes Burrone de Freitas. O local é destinado a quem quer aprender mais sobre literatura, redação, preparar-se para o vestibular ou simplesmente aulas de reforço escolar.

Natural de Mococa (a 262 km de SP), a trajetória no ensino começou antes do magistério. Aos 15 anos, Elenir já dava aulas particulares.

Formada em ciências e letras pela Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras de São José do Rio Pardo e especialista em literatura portuguesa, ao longo da vida, Elenir lecionou língua portuguesa, redação e literatura. Foi muito querida pelos seus alunos e por todos que um dia cruzaram seu caminho.

Elenir Lopes Burrone de Freitas (1944-2021)
Elenir Lopes Burrone de Freitas (1944-2021) - Arquivo pessoal

Inicialmente, tinha o desejo de ser jornalista. O destino modificou seu caminho: ao invés de contar histórias, Elenir as transformou para melhor. E foram muitas, na Fundação Universitária Vida Cristã e nas demais escolas pelas quais passou.

Alto-astral, expansiva e cativante, a professora fazia as pessoas se apaixonarem pelos livros. “Além de muito conhecimento, ela tinha paixão real pela literatura e pelos autores, e passava para os alunos”, afirma a bióloga Érika Cristina Lopes Burrone de Freitas, 41, sua filha.

Outra marca de Elenir era a solidariedade. Ela participava de boa parte das ações assistenciais de Mococa e também ajudava as pessoas de formas diversas. Escrevia discursos e corrigia teses de alunos.

Apaixonada por animais, Elenir auxiliava as instituições da cidade, segundo conta Érika. Ainda sobrava tempo para a leitura de que tanto gostava e assistir a séries.

Elenir morreu dia 8 de outubro, aos 76 anos, por complicações de um câncer. Deixa o marido, três filhos e duas netas.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.