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MPL oferece ônibus gratuito entre centro de SP e zona leste nesta terça (26)

Iniciativa marca luta pelo passe livre; coletivo sairá do Parque Dom Pedro 2º e vai até Cidade Tiradentes

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São Paulo

O MPL (Movimento Passe Livre) vai disponibilizar nesta terça-feira (26) um ônibus gratuito para levar passageiros do entorno do Terminal Parque Dom Pedro 2º (região central) até a Cidade Tiradentes (zona leste de São Paulo). A iniciativa marca o Dia Nacional de Luta pelo Passe Livre.

O "busão tarifa zero", como foi batizado pelos organizadores, terá capacidade para 50 passageiros e deverá sair da região central por volta das 17h30, em viagem única em direção à zona leste. Serão distribuídas máscaras de proteção e álcool em gel para todos que forem convidados a embarcar no coletivo, que não tem catraca.

Ao longo de todo o percurso serão realizadas apenas duas paradas. A primeira, na avenida Alcântara Machado, ainda no centro. A segunda, na avenida Aricanduva, já na zona leste. Depois, o "busão tarifa zero" seguirá direto para a Cidade Tiradentes. Nos dois pontos, também haverá material de divulgação da iniciativa.

Passageiros aguardam embarque no Terminal Capelinha (zona sul de SP); retomada ao longo da pandemia ocorreu de forma desigual na capital paulista - Karime Xavier - 13.ago.2021/Folhapress

De forma geral, o ônibus gratuito fará o mesmo trajeto que a linha 4313-10 (Terminal Cidade Tiradentes/Terminal Parque Dom Pedro 2º), que só na última terça-feira (19) transportou pouco mais de 23.600 passageiros. No horário de pico da tarde, as saídas desta linha estão programadas para a cada cinco minutos. Durante o período, as viagens entre os extremos da linha duram, em média 1 hora e 47 minutos, segundo o site da SPTrans.

O percurso também lembra o de uma das primeiras experiências de ônibus público gratuito na capital paulista, ainda nos anos 1990.

Segundo os organizadores, a intenção é mostrar que um transporte de qualidade e sem tarifa é necessário e possível. A data celebra o 26 de outubro de 2004, quando uma manifestação ocorrida em Florianópolis (SC) barrou o aumento da passagem e trouxe, como conquista, o passe livre estudantil.

O MPL foi batizado assim em 2005, em Porto Alegre (RS), mas iniciativas pela tarifa zero já existiam por todo o país a partir do fim dos anos 1990.

Em 2013, o movimento ficou mais conhecido da população em geral ao encabeçar manifestações contra o aumento da tarifa do transporte público. Os protestos acabaram desembocando, na sequência, naquelas que ficaram conhecidas por "Jornadas de Junho", no mesmo ano.

Questionada sobre a adoção da tarifa zero, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) e da SPTrans, disse que a gestão municipal subsidia o sistema de transporte, possibilitando a gratuidade a estudantes de baixa renda e da rede de ensino público, idosos e pessoas com deficiência, além de desconto de 50% na tarifa à parcela restante dos estudantes.

Segundo a administração municipal, a política tarifária de São Paulo também possibilita a integração gratuita entre quatro ônibus municipais em um período de até três horas, além de desconto na integração com o sistema sobre trilhos, "mesmo tendo um dos valores mais baixos entre as principais capitais do país e mesmo na Região Metropolitana de São Paulo".

Com relação ao ato desta terça-feira, o Departamento de Transportes Públicos (DTP) informa que para realizar a atividade de fretamento é necessário que o veículo seja de empresa credenciada no DTP e esteja com a documentação regularizada

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