Descrição de chapéu chuva clima

Temporal provoca queda de rua e alagamentos no litoral paulista

Caçamba foi arrastada pela enxurrada em Ilhabela; não há registro de desalojados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Santos

As fortes chuvas que atingiram todo o litoral paulista nesta quinta-feira (30) causaram uma série de problemas, principalmente em municípios como Ilhabela e Ubatuba, no norte do estado. Não há registro de desalojados.

Imagens de caçambas de entulho boiando, asfalto cedendo e pessoas pulando pela janela de um ônibus circulam nas redes sociais.

Em Ilhabela, os bairros Reino e Água Branca, localizados na região central, foram os mais afetados. Segundo a prefeitura, o acumulado de chuva foi de 113 milímetros. Já na região do Centro Histórico, o acumulado foi de 37 milímetros.

Carro parcialmente coberto pela chuva em Ilhabela - Reprodução

Além de Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba também registraram problemas. O volume de água fez com que ruas ficassem completamente alagadas e intransitáveis no fim da tarde nas duas cidades.

Segundo a Prefeitura de Caraguatatuba, o volume de chuvas que caiu na quinta foi equivalente a 70% do esperado para todo o mês de dezembro: foram 185 milímetros em 24 horas, quando a estimativa para 31 dias é 252,4 milímetros.

Nesta sexta-feira (31), a prefeitura retirou seis famílias de uma área com riscos de deslizamento e ofereceu um abrigo, mas eles decidiram ir para a casa de parentes.

Alagamento em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo - Reprodução

Em Ubatuba, houve registros de garagens totalmente cobertas e carros quase que completamente tomados pela água. A situação mais alarmante foi a do bairro Perequê Mirim, que registrou, entre 17h e 18h, 96 dos 141 milímetros acumulados de chuva.

O Corpo de Bombeiros do município faz buscas por um homem que teria sido caído em um bueiro no fim da tarde de quinta. Segundo a corporação, ele teria sido levado pela enxurrada e está desaparecido. Sua identidade não foi informada.

Um trecho da BR-101, a Rio-Santos, precisou ser interditado devido a um deslizamento de terra entre o Saco da Ribeira e o bairro Perequê Mirim. A prefeitura viabilizou a liberação com um trator somente às 22h15.

Em Ubatuba, a escola municipal Olga Gil foi disponibilizada para servir de alojamento provisório, caso seja necessário. As chuvas também afetaram o abastecimento de água.

Em São Sebastião choveu 105 milímetros nas últimas doze horas. Não foram registrados deslizamentos ou desmoronamentos, apenas alguns pontos de alagamentos no Centro e na Costa Norte.

Estão previstas novas precipitações de chuva na manhã desta sexta-feira (31). A Defesa Civil faz monitoramento constante.

O temporal afetou também municípios no litoral sul, deixando uma série de moradores ilhados ou com suas casas alagadas. Apesar de não registrar desalojados, Cubatão apresentou uma série de pontos de alagamentos, principalmente nos bairros Vale Verde e Vila Esperança.

Em nota, a prefeitura do município informou ter chovido 137 milímetros entre 12h e 16h. Disse também que há uma série de áreas que são monitoradas, como Pilões, Água Fria, Mantiqueira, Cotas, Vila Varandas, Costa Muniz e Vila Noel.

Em Peruíbe, a estrada do Guaraú está temporariamente fechada devido ao risco de queda de barreiras ou árvores.

Consultadas, as prefeituras de São Vicente e Praia Grande informaram que não foram registradas ocorrências em função das chuvas.

Colaborou Nicola Pamplona

Enchente em Ilhabela após temporal no penúltimo dia de 2021 - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.