Descrição de chapéu chuva clima

De Moscou, Bolsonaro classifica chuva em Petrópolis de tragédia e aciona ministros

Presidente voltará da Rússia na sexta-feira direto para o Rio de Janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse na noite de terça-feira (15) ter tomado conhecimento, "de Moscou", do que classificou como tragédia em Petrópolis (RJ).

A cidade na região serrana foi atingida por fortes temporais, que resultaram na morte de ao menos 38 pessoas, segundo o Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil informou que ao menos 300 pessoas estão desabrigadas.

"De Moscou tomei conhecimento sobre a tragédia que se abateu em Petrópolis/RJ", disse. O chefe do Executivo, cujo domicílio eleitoral é no estado, afirmou ainda ter feito "várias ligações" para os ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Paulo Guedes (Economia) para que prestassem auxílio imediato às vítimas, e ao governador Cláudio Castro (PL-RJ).

O presidente Jair Bolsonaro em visita oficial à Rússia - Maxim Shemetov/Pool/AFP

"Bem como conversei com o @DefesaGovBr , General Braga Neto, que me acompanha na Rússia", afirmou no Twitter.

O mandatário viajou para o país europeu na noite de segunda-feira (14), para encontro que aconteceu nesta manhã com Vladimir Putin.

"Retorno na próxima sexta-feira e, mesmo distante, continuamos empenhados em ajudar ao próximo", concluiu. Horas mais tarde, em Moscou, ele reafirmou: "Lamentamos as dezenas de mortos. Vamos falar sobre a liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, no caso dos afetados) e de verbas para obras de recuperação".

Ministros também lamentaram nas redes sociais a tragédia em Petrópolis e destacaram a atuação do presidente na Rússia.

O ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria-Geral da Presidência, que também integra a comitiva presidencial na viagem, prestou solidariedade nas redes sociais. "Acompanhei de perto a mobilização do nosso PR @jairbolsonaro que, aqui da Rússia, acionou vários ministérios para atuarem no local".

Rogério Marinho disse que o presidente visitará a cidade atingida pelo temporal na sexta-feira, quando retornar de sua viagem.

"Ontem fui contactado pelo PR @jairbolsonaro da Rússia, que determinou mobilização de todos para ajudar", disse. O Secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, já foi para o município.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que vai sobrevoar a região com o presidente na sexta-feira. "Ele viria da missão oficial da Rússia direto para Brasília, [mas] ele mudou trajeto, vai direto pro Rio de Janeiro, para se dirigir até a cidade de Petrópolis e também reforçar todas as iniciativas".

Já Ciro Nogueira, da Casa Civil, disse que o governo federal se une aos esforços para socorrer os mais atingidos. "As notícias e os relatos da tragédia em Petrópolis, que já soma 38 vítimas, nos deixam profundamente tristes".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.