Descrição de chapéu chuva clima

Mais três corpos são encontrados em Franco da Rocha (SP) após deslizamento

Gêmeos de 16 anos e o avô deles foram localizados durante a madrugada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Corpo de Bombeiros encontrou na madrugada desta quarta-feira (2) mais três corpos de vítimas em razão das chuvas que atingiram São Paulo nos últimos dias.

Segundo a Prefeitura de Franco da Rocha, os corpos dos gêmeos Lucas e Letícia dos Santos Sampaio, de 16 anos, foram localizados por volta das 2h15. O terceiro, de José Bonfim Filho, 82, avô dos irmãos, foi retirado por volta das 4h, acabou identificado pela manhã.

Os corpos encontrados nesta madrugada são de vítimas do deslizamento de terra ocorrido na manhã de domingo (30) na rua São Carlos, Parque Paulista.

Agora são 27 mortes confirmadas no estado, sendo a maioria Franco da Rocha, após as fortes chuvas que atingem São Paulo desde sexta-feira (28). Sete pessoas ainda estão desaparecidas, todas do mesmo local no Parque Paulista.

Bombeiros buscam desaparecidos em meio a escombros em Franco da Rocha - Filipe Araújo - 31.jan.22/AFP

Com mais essas vítimas, foram contabilizadas 11 mortes em Franco da Rocha, quatro em Francisco Morato, três em Embu das Artes, uma em Arujá, uma em Itapevi (todas na Grande SP), cinco mortes em Várzea Paulista (a 54 km da capital), uma em Jaú (a 287 km da capital) e uma em Ribeirão Preto (a 313 km da capital), segundo a Defesa Civil Estadual.

Com 156,4 mil habitantes, Franco da Rocha é a terceira cidade da região metropolitana de São Paulo (sem contar a capital) com mais áreas de risco mapeadas. São 382 pontos com risco de desabamento ou alagamento, onde estão localizadas cerca de 18,8 mil moradias.

Franco da Rocha só fica atrás de Santo André e São Bernardo do Campo, no ABC, segundo levantamento do Instituto de Pesquisas Ambientais da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

A capital paulista, que tem 490 áreas de risco, não foi incluída no estudo.

Os alagamentos e deslizamentos de terra deixaram 1.546 famílias desabrigadas ou desalojadas no estado nos últimos dias. No total, 27 municípios foram afetados.

Voluntários da Frente Nacional Antirracista e da Cufa (Central Única das Favelas) arrecadam doações para as vítimas das chuvas.

A campanha Abrace SP, que tem o apoio da Band, reúne os donativos em um ginásio de Caieiras, na região metropolitana da capital.

A prioridade é arrecadar colchões, cobertas e material de higiene, além de alimentos leves para serem distribuídos para bombeiros e voluntários nas buscas e resgates.

Foram montados postos de arrecadação nas sedes da Cufa em Paraisópolis, Heliópolis e Parque Santo Antônio; na sede do Grupo Bandeirantes de Comunicação, no Morumbi; e nas unidades da empresa Luft Logística em Barueri e Cajamar.

Mortos nas chuvas em Franco da Rocha

Cleber Bonfim, 37
Anderson da Costa, 26
Vinicius, 13
Amanda Sales, 25
José Ailton Vitor Silva
Adriana da Silva Santos, 33
Oziel Vitor, 2
Diego dos Santos, sem informação de idade
Lucas dos Santos, 16
Letícia dos Santos Sampaio, 16
José Bonfim Filho, 82 anos

Pessoas desparecidas, segundo a Defesa Civil

Verlenia Rodrigues, 63
Vitória Rodrigues, 22
Caio Rodrigues, 36
Diana Costa, 32
Vitor Rodrigues, 10
Tamires Aparecida Ferreira Santos, 31
Gabriel Souza Cardoso, 26

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.