Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu interior de são paulo

Frente Antirracista e Cufa arrecadam doações para vítimas das chuvas em SP

Entidades, que já atuaram na Bahia e em Minas, promovem campanha com apoio da Band

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Voluntários da Frente Nacional Antirracista e da Cufa (Central Única das Favelas) estão concentrando esforços em São Paulo para a arrecadação de doações para vítimas das chuvas, depois de mutirões para ajudar outros estados afetados recentemente por temporais, como Bahia e Minas Gerais.

A campanha Abrace SP, que tem o apoio da Band, está reunindo os donativos em um ginásio de Caieiras, na região metropolitana da capital, uma das cidades que tiveram desabrigados. Além desse ponto de coleta e distribuição, há outros seis locais de arrecadação na capital e entorno.

"É muito triste. Uma coisa é ver na TV, outra é ver diante dos seus olhos", diz Tamires Sampaio, uma das coordenadoras da iniciativa, sobre o cenário em Franco da Rocha, onde um deslizamento de terra deixou ao menos oito pessoas mortas, além de desaparecidos.

A prioridade neste momento, segundo Tamires é arrecadar colchões, cobertas e material de higiene, além de alimentos leves para serem distribuídos para bombeiros e voluntários nas buscas e resgates.

"Também precisamos de roupa de criança, porque de adulto já chegou bastante, e de leite. Ontem mesmo [segunda-feira] em Franco da Rocha chegou uma mãe com um recém-nascido que perdeu tudo", relata ela.

Tamires, que também é advogada e diretora do Instituto Lula, diz que pelo menos 600 famílias na região da capital paulista estão precisando urgentemente de materiais de primeira necessidade, depois das enchentes e desabamentos.

Foram montados postos de arrecadação nas sedes da Cufa em Paraisópolis, Heliópolis e Parque Santo Antônio; na sede do Grupo Bandeirantes de Comunicação, no Morumbi; e nas unidades da empresa Luft Logística em Barueri e Cajamar.

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.