Morre Waldemar Zonta, dono do Bar Estadão

A família Zonta assumiu o negócio fundado por imigrantes portugueses há 53 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bernadete Druzian
São Paulo

​Morreu na sexta-feira (18), aos 89 anos, Waldemar Zonta, proprietário do tradicional Bar e Lanches Estadão, localizado na região central de São Paulo. O falecimento foi comunicado em nota no Instagram comercial do estabelecimento.

Waldemar Zonta é considerado o fundador do atual Bar Estadão, adquirido pela família em 1974. Além de Waldemar, os irmãos Orlando, Oswaldo e João formavam a sociedade que transformou o bar num ícone gastronômico da capital.

Fachada do bar Estadão, em São Paulo - Ronny Santos - 23.mar.2020/Folhapress

A nota de falecimento presta uma homenagem a Zonta:

"Sei que todos nós que trabalhamos com ele sentiremos muita saudade. Ele era muito mais que um patrão, era um pai, amigo e um grande parceiro. Que Deus o receba em sua plenitude e dê forças para toda a família. Hoje o céu ganhou uma pessoa muito especial que nunca será esquecida por aqui".

O Bar e Lanches Estadão foi fundado por imigrantes portugueses em 5 de dezembro de 1968. Quase seis anos depois, os atuais proprietários, a família Zonta, assumiram o negócio montado ao lado da antiga sede do jornal O Estado de São Paulo, atual Novotel Jaraguá, na esquina do viaduto Nove de Julho com a rua Major Quedinho.

Era maio de 1974. De lá para cá, o Estadão se tornou um dos bares mais democráticos da cidade, frequentado por políticos, artistas, jornalistas, professores, músicos, office boys, famosos e ilustres desconhecidos que entram e saem dia e noite do ambiente agitado, mas bastante acolhedor, onde se mesclam uma infinidade de sabores ao carro-chefe do cardápio: o sanduíche de pernil.

O bar funciona 24 horas durante 363 dias por ano. Só fecha nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Durante a pandemia de Covid, foi adotado horário restrito.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.