Putin sai de cena em museus de cera no Brasil em meio à guerra na Ucrânia

Olímpia (SP) e Gramado (RS) decidem remover estátuas de área de exposição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

Em meio à guerra deflagrada pela Rússia contra a Ucrânia, museus brasileiros anunciaram nesta quarta-feira (2) a retirada de exposição das estátuas do presidente russo, Vladimir Putin.

Os museus de cera de Olímpia (a 438 km de São Paulo) e Gramado (RS) decidiram retirar do acervo a estátua do governante russo pelo menos até o fim dos conflitos entre o país e a Ucrânia.

Em Olímpia, o Dreamland Museu de Cera, inaugurado em dezembro do ano passado e que tinha 72 estátuas em exposição, já retirou Putin da exibição ao público.

Estátua de Vladimir Putin, em exposição em museu de cera de Olímpia, no interior paulista
Estátua de Vladimir Putin, em exposição em museu de cera de Olímpia, no interior paulista - Divulgação

"É uma decisão temporária, mas que deverá ser mantida até que o conflito acabe", afirmou a gerente comercial do museu, Gabriela Barbalho.

O museu de Olímpia tinha a estátua do presidente russo numa ala dedicada a homenagear líderes mundiais.

Estão nela, por exemplo, o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, e os ex-presidentes norte-americanos Donald Trump e Barack Obama.

Além da ala dos presidentes, o museu tem outros 30 cenários, envolvendo personagens das artes, cinema, música e religião.

O grupo responsável pela implantação do museu em Olímpia ainda administra um museu de cera na cidade do Rio Grande do Sul, que também retirou Putin da exibição ao público.

Conforme o museu gaúcho, inaugurado em 2009 e que tem mais de cem peças em exposição, a decisão foi tomada em solidariedade às vítimas da guerra e a estátua seguirá guardada até o fim do conflito. Depois, o local decidirá o que será feito dela.

Segundo o museu do interior paulista, apesar de o local retratar a história do mundo, misturando fatos e fantasia, o objetivo principal é o entretenimento, "algo que não condiz com o momento atual".

Uma estátua do presidente russo também foi retirada do Grévin, museu de cera existente na capital francesa, Paris.

O museu de Olímpia é uma das recentes atrações "secas" criadas na cidade para tentar prolongar a permanência dos turistas no município paulista.

Além dele, a cidade tem o parque Vale dos Dinossauros e anunciou a chegada de uma roda-gigante do Playcenter.

Impulsionada por seus dois parques aquáticos com águas termais, Olímpia recebe anualmente cerca de 3 milhões de visitantes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.