Descrição de chapéu Obituário Antônio Roberto Soares (1942 - 2022)

Mortes: Ex-deputado, fez carreira como consultor comportamental

Antônio Roberto Soares foi parlamentar por dois mandatos e falava oito idiomas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​Ex-deputado federal pelo PV (Partido Verde), Antônio Roberto Soares foi parlamentar por dois mandatos. Nas eleições de 2006, foi o candidato mais votado em Minas Gerais. Ele também atuou como consultor comportamental por 50 anos e falava oito idiomas.

Nascido em Montes Claros (MG), Antônio Roberto foi para o seminário, em Diamantina (MG), aos 11 anos de idade.

​"Ele falava que era a grande chance de ele estudar", afirma a viúva, Noemi Gelape Andrade Soares.

Antônio Roberto Soares (1942-2022) - Arquivo pessoal

Com 18 anos, saiu do seminário para prestar vestibular para o curso de Direito, em Belo Horizonte. Concluiu a graduação e estudou administração de empresas na sequência. Depois, especializou-se em comportamento humano na Universidade Harvard (EUA) e passou a dar consultorias.

"Ele foi consultor de diversas companhias, como Petrobras, Construtel e Drogaria Araújo, que é muito famosa em Belo Horizonte", afirma a viúva.

Na função, ele orientava as empresas sobre a gestão de pessoas. "Ele trabalhava muito com a diretoria para ter uma humanização maior entre as equipes", conta Noemi.

Como deputado federal, foi reeleito em 2010. Durante o mandato, foi relator do Estatuto da Igualdade Racial e atuou em causas ligadas ao meio ambiente.

"Ele esteve, inclusive, na Antártida, onde não queria que houvesse exploração do petróleo. Trabalhou muito na nascente do rio São Francisco também", relata a viúva.

Durante dez anos, o ex-deputado apresentou um programa na televisão, chamado "Antônio Roberto e Você", que era exibido na TV Alterosa, afiliada do SBT no estado de Minas Gerais.

Ele também assinava colunas em jornais e tinha um programa na rádio Itatiaia.

Segundo Noemi, ele falava oito idiomas: português, espanhol, francês, grego, latim, alemão, entendia um pouco do russo e estava estudando para aprimorar o inglês.

"Ele tinha um drama com inglês, eu dizia que ele gostava mesmo era da [língua] latina."

Ao longo da vida, Antônio Roberto publicou quatro livros, sendo três de comportamento humano, sua área de especialização, e um de poesia, que era uma das suas paixões.

"Ele amava poesia, arte, e era pintor também", recorda Noemi.

No último dia 24 de março, Antônio Roberto Soares morreu, aos 79 anos, de leucemia. Ele deixa a esposa, sete filhos e 12 netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.