Descrição de chapéu forças armadas

Náufragos são resgatados após lançar bilhete em garrafa no mar do Pará

Seis homens estavam há 17 dias na ilha das Flechas após incêndio em embarcação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Seis tripulantes foram resgatados pela Marinha nesta quarta-feira (13) após 17 dias isolados numa ilha no Pará. Eles foram localizados após um pescador encontrar um bilhete lançado pelos desaparecidos no mar dentro de uma garrafa.

A embarcação Bom Jesus, onde o grupo estava, pegou fogo e naufragou no dia 27 de março próximo à ilha das Flechas, perto da foz do rio Amazonas, a cerca de 150 quilômetros de Belém.

0
Bilhete lançado ao mar pelo grupo de seis homens que ficaram presos na ilha das Flechas, no Pará, após o naufrágio da embarcação Bom Jesus - Agência Marinha de Notícias

Eles se abrigaram na praia da ilha e esperaram por socorro até o dia 9, quando decidiram escrever um bilhete e lançá-lo ao mar dentro de uma garrafa amarrada a uma boia.

"Socorro! Socorro! Precisamos de ajuda. Nosso barco pegou fogo. Estamos há 13 dias na ilha das Flexas [sic], sem comida. Avise nossa família", dizia o bilhete, acompanhado de números de telefone de familiares dos náufragos.

Quatro dias depois, pescadores encontraram o bilhete e alertaram a Marinha, que enviou um helicóptero para a ilha, onde o grupo foi localizado. De acordo com os militares, os seis homens apresentam bom estado de saúde. Eles relataram ter se alimentado com comida que estava na embarcação e água da chuva.

0
Seis tripulantes da embarcação Bom Jesus foram surpreendidos por um temporal e depois por um incêndio na cozinha que acabou causando o naufrágio do barco na Ilha das Flechas (PA), a cerca de 150 km da capital Belém - Agência Marinha de Notícias

O grupo saiu de Santarém (PA) no dia 24 de março em direção a Chaves (PA), município na foz do rio Amazonas. A viagem duraria cerca de dez dias, mas a cozinha da embarcação pegou fogo no dia 27. Eles conseguiram então levar o barco até a ilha, onde ele afundou.

Os familiares já haviam registrado o desaparecimento do grupo após dias sem contato.

"Estou desempregado. Saí de Santarém para fazer essa viagem. Durante a viagem pegamos um temporal e a embarcação pegou fogo na parte da cozinha. E nós começamos a jogar a embarcação para ver se encontramos uma praia, onde ficamos 17 dias. Com a força de Deus e com a Marinha do Brasil conseguimos sair através de uma boia, quando escrevemos um bilhete e fomos achados. Amém", afirmou Jeferson Marcos dos Santos ao site oficial da Marinha.

A Marinha abriu uma investigação sobre as causas e responsabilidades pelo acidente com a embarcação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.