Descrição de chapéu chuva

São Paulo deve enfrentar frente fria e rajadas de vento por causa de ciclone

De quarta a sexta a máxima não deve superar 24ºC na capital paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os moradores da capital paulista devem já tirar o cobertor do armário para lavar ou arejar, pois as temperaturas cairão a partir de quarta-feira (4). Uma nova frente fria avançará para o estado, o que deixará o tempo instável, podendo chover a qualquer hora do dia.

Além disso, o ciclone extratropical que deve causar fortes chuvas na região Sul do país nesta semana pode trazer também fortes rajadas para São Paulo a partir de quinta (5).

Já nesta segunda (2), de acordo com o Climatempo, a capital terá pancadas de chuva no fim da tarde e à noite, com temperatura variando entre 19ºC e 28ºC.

Pessoas aguardam ônibus no Grajaú, zona sul de São Paulo - Bruno Santos - 23.mar.2022/Folhapress

Em contrapartida, nesta terça (3) o dia será mais seco, apenas com algumas nuvens no céu. A mínima prevista é de 17ºC e a máxima, de 30ºC.

A frente fria que chega na quarta fará com que a temperatura fique entre 14ºC e 22ºC na capital paulista. E quinta, segundo a previsão do Climatempo, será mais fria ainda, com mínima de 12ºC e máxima de 21ºC.

Após a chuva de quarta, quinta e sexta (6) terão tempo mais estável, com apenas algumas nuvens no céu. No último dia útil da semana as temperaturas subirão levemente, ficando entre 13ºC e 24ºC.

Abril seco em São Paulo

O mês de abril de 2022 foi o sétimo mais seco desde 1995, quando o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo começou a compilar informações de chuva na cidade.

Durante todo o mês passado, choveu 34,6 mm na capital paulista, 46,1% abaixo da média esperada para abril, de 64,2 mm.

Em apenas 15 dias foram registradas precipitações pelo CGE, sendo que, em três dias –1º, 8 e 30– choveu 23 mm, o que representa 66,5% do compilado no mês todo.

Em nota, o CGE aponta que este é o terceiro ano consecutivo em que o volume de chuva registrado em abril ficou abaixo da média esperada para o mês.

De acordo com a série histórica, os três meses de abril mais secos foram 2016 (3,2 mm), 2000 (3,5 mm) e 2020 (5,6 mm). Já os mais chuvosos foram 2012 (145,3 mm), 2004 (127,3 mm) e 2019 (127,3 mm).

Já o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que foram registrados 61 mm de precipitação na capital paulista em abril, de acordo com a estação automática no Mirante de Santana.

Segundo dados da Normal Climatológica (1991- 2020), o ideal para o mês é que chova 87 mm. Com isso, o valor ficou 26 mm menor do que a referência histórica.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.