Descrição de chapéu clima

São Paulo deve ter tarde mais quente e madrugada gelada; veja previsão da semana

Massa de ar quente chega para elevar as temperaturas da cidade ao longo do dia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O frio deve dar uma trégua para os paulistanos no início desta semana, ao menos durante o dia. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da Prefeitura de São Paulo, uma massa de ar quente deve afastar a frente fria que chegou à capital na última sexta-feira (19). As madrugadas, porém, continuam geladas.

Já nesta segunda-feira (22), a tendência é de predomínio de sol, mesmo em meio a muitas nuvens, e temperaturas em gradual elevação. A mínima prevista é de 10°C, e a máxima, de 19°C. Não há previsão de chuva, segundo o órgão municipal. Já o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) estima que os termômetros variem de 9°C a 19°C.

Terça-feira (23) deve ser um dia mais quente. Com o sol aparecendo entre poucas nuvens, a máxima deve chegar a 22°C ou 23°C, segundo as previsões, também sem chuva.

Pessoas agasalhadas tomam sol no largo São Bento, no centro de São Paulo - Rubens Cavallari - 13.jun.22/Folhapress

Desde a madrugada da última sexta-feira, uma frente fria derrubou as temperaturas da capital. No dia, foi registrada a menor temperatura mínima média deste inverno paulistano: 8,5°C. A média considera todos os locais de medição do município.

Na sexta, a menor mínima absoluta –ou seja, a temperatura mais baixa aferida em um único local neste dia– pertenceu a Parelheiros, no extremo sul da capital paulista. Por lá, durante a manhã, os termômetros chegaram a marcar 6,5°C.

Já no sábado (19), foi registrada a menor temperatura máxima média deste inverno na cidade (13,8°C). A menor máxima absoluta da data também ocorreu em Parelheiros, com 12,1°C.

Na madrugada de sábado, um morador em situação de rua morreu na rua Conselheiro da Cunha, no bairro da Saúde, zona sul da capital. A sensação térmica na região, por volta da meia-noite, era de -1°C, segundo o CGE.

A prefeitura, em nota, afirma que o homem, identificado como Adriano Paulino, teria recusado ser acolhido pelos agentes socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social). Sua idade não foi divulgada.

Os agentes teriam entrado em contato com Paulino por volta da meia-noite e, diante da recusa, "foi entregue a ele cobertor", segundo a administração. Os funcionários da Smads não voltaram ao local durante a madrugada.

O corpo de Paulino foi encontrado por volta das 9h da manhã do sábado em um ponto de táxi, sem sinais de violência, segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo. O caso foi registrado no 16º DP da Vila Clementino.

Na quinta, a Prefeitura de São Paulo afirmou estar preparada para atender os sem-teto durante o frio. De acordo com o Censo 2021, divulgado pela Prefeitura em janeiro, 31.884 pessoas vivem em situação de rua na capital.


PREVISÃO DO TEMPO PARA SÃO PAULO

Dia Mínima Máxima
Segunda (22) 9°C 19°C
Terça (23) 9°C 23°C
Quarta (24) 10°C 24°C
Quinta (25) 10°C 26°C

Fonte: Inmet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.